
Não sabes o que fazer com as sobras de arroz ou de pão? Esta campanha vai ajudar-te
Em Portugal, 1,9 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados. A nova campanha do Unidos Contra o Desperdício vem desafiar os portugueses a aproveitar os
A semana de 19 a 27 de Novembro é para pôr toda a Europa a reflectir sobre o desperdício que provoca no dia a dia.
Esta é uma semana dedicada às nuances dos já familiares “R´s” da sustentabilidade. Nestes dias especiais, os cidadãos são expostos à promoção da Redução do consumo, à Reutilização de produtos e materiais e à Reciclagem. A organização do evento está a cargo de 38 coordenadores e envolve cerca de 30 países.
A participação pode ser feita de diversas formas. Aqueles que estejam interessados poderão desenvolver as suas próprias ações de consciencialização para a questão do desperdício ou poderão até tornar-se coordenadores da EWWR, organizando a semana na sua comunidade. Além disso, os interessados poderão juntar-se a ações na sua região, sendo que Portugal conta já com ações em Lisboa, na Madeira, nos Açores, em Évora e no Norte do país.
Para mais informações existe ainda a possibilidade de contactar os coordenadores de cada região. As principais atividades no âmbito da EWWR estão essencialmente ligadas a sessões de limpeza e a sessões educacionais ligadas a métodos de reaproveitamento de materiais, à reciclagem e à circularidade.
O site dedicado a esta semana disponibiliza um conjunto de ferramentas para a agilização de iniciativas ligadas à redução do desperdício. Após a consulta destas ferramentas pedagógicas, a população é convidada a colocar o que aprendeu em prática e a partilhar os resultados da sua semana de aprendizagem.
A Semana Europeia para a Redução do Desperdício chega em plena época natalícia e convida- nos a repensar o nosso consumo e desperdício e sobretudo a aplicar estratégias práticas para a redução da nossa pegada ecológica. Contamos contigo nesta edição da #europeanweekforwastereduction?
Em Portugal, 1,9 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados. A nova campanha do Unidos Contra o Desperdício vem desafiar os portugueses a aproveitar os
Da romã à maçã, para todas as estações há um chá que aproveita os benefícios das restos de alimentos antes de irem para o lixo.
A luta contra o desperdício alimentar é uma urgência. Fica a conhecer este relatório que junta diretrizes para os municípios e dá Portugal como exemplo.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui