🌾 Escolhemos as lojas a granel, que combatem as compras desnecessárias e os plásticos que embrulham a nossa vida.

👕 Escolhemos as lojas de roupa em segunda mão, que evitam a tentação de comprar barato mais roupa nova que o nosso armário não precisa. Escolhemos as lojas ecológicas, que vendem aquilo que nos vai fazer gastar menos — dinheiro e planeta.

🍴 Mas quanto aos restaurantes, quais aqueles que estão a deixar a peggada certa? Não há respostas nem critérios fechados e, à falta de selos que carimbem o nível ecológico de cada estabelecimento, falámos com jornalistas, produtores, chefs e gestores para chegarmos aos restaurantes que consideramos estarem a contribuir para que o que nos chegue ao prato seja saboroso mas, principalmente, justo: para os animais, para a agricultura e para nós, consumidores exigentes.

🥗 Temos restaurantes vegetarianos, mas não excluímos os que servem carne e peixe, desde que fujam da aquacultura e se foquem no aproveitamento do animal como um todo. Exigimos que comprem local, que cozinhem sazonal e que fermentem e conservem o que não conseguem usar na hora. E se mesmo assim sobrar, que doem a quem precise ou a quem o pode aproveitar (através de projetos como a Refood ou a Too Good To Go).

🛏️ Na mesma onda, os hotéis que fazem parte da Peggada tiveram que responder a uma exigente lista de critérios. São espaços que levam a experiência de uma dormida fora a outro nível: servem local, bio e orgânico à mesa, dão trabalho às populações locais, reaproveitam águas e recusam os descartáveis. Além dos que passaram pela censura do nosso lápis verde, contamos também com os eco hotéis sugeridos pela Green Stays, um operador turístico que organiza viagens sustentáveis.

💻 Alargamos o nosso mundo ao online ao listar todos os negócios que nos chegam sem espaço físico mas com muito para dar. Lojas ecológicas, marcas de puericultura, cabazes de legumes, roupa feita em produção sustentável ou cosmética e produtos de higiene com cunho biológico e natural. Cabe de tudo neste mundo cujas fronteiras são ditadas apenas pela palavra “sustentabilidade”.

👀 Não somos fiscais, mas estamos de olho. E contamos contigo para nos ajudares neste trabalho. Se fores a um restaurante e perceberes que temos ali um paraíso sustentável, conta-nos. E se fores a algum dos que listámos e vires cerejas em dezembro, conta-nos também.

A Peggada é de todos.

Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)