5 espaços sustentáveis para conheceres nas Caldas da Rainha
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
Restaurantes, mercearias, lojas de roupa. Ainda que num número bastante reduzido, a verdade é que em todas as variantes de negócio, começam a nascer cada vez mais projetos que têm na sua base não apenas a faturação, mas a vontade de que o impacto da sua atividade seja positivo.
O bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, reúne já bastantes negócios sustentáveis, numa lista que, esperamos, cresça a cada dia. Trazemos aqui 5 desses espaços que aconselhamos que vás conhecer:
Granola, bolachas, frutos secos, cereais e leguminosas são alguns dos exemplos do que podes encontrar a granel nesta loja aberta em Campo de Ourique desde 2015.
Tem também produtos frescos, como vegetais e fruta, para que possas abastecer a casa com saúde.
Morada: Rua Francisco Metrass, 6B, Lisboa
Horário: seg a sab 10h00 – 19h30. Domingo 10h – 18h
Um restaurante de carne de porco num site sobre sustentabilidade? Sim, é possível.
O Pigmeu é um restaurante nose to tail, que procura ser um espaço de transição para um consumo alimentar mais consciente e responsável . A carta é composta por 1/3 vegetais, 1/3 miudezas e 1/3 carne de porco alentejano , criado solto e utilizado de ponta a ponta.
Aqui podes ver mais restaurantes sustentáveis da Peggada.
Morada: Rua 4 de Infantaria 68, 1350-274 Lisboa
Horário: 12:30–15:00, 18:30–22:30. Fecha ao domingo.
Depois de uma loja em Alvalade, foi a vez de Campo de Ourique receber uma Maria Granel. Nesta loja de dois andares, o de cima é dedicado ao granel, com centenas de produtos disponíveis para levares nas quantidades certas. Já o de baixo, está cheio de produtos que ajudam a teres um dia a dia mais sustentável, além de ser também palco de workshops e conversas sobre sustentabilidade.
Não esquecer que a Maria Granel tem também uma loja online.
Morada: Rua Coelho da Rocha 37, 1250-087 Lisboa
Horário: 10h-19h30. Fecha ao domingo.
Loja de roupa em segunda mão onde podes ir para vender o que já não usas. Dão preferência a peças vintage, intemporais e de marcas de alta qualidade.
Morada: Rua Infantaria 16 n. 53, Lisboa
Horário: segunda a sexta 11h – 19h. Sábado: 11h-13h. Fecha ao domingo
Não é só um cabeleireiro, não é só um café, nem é só uma loja. É isso tudo, mas é muito mais.
A decoração foi feita com material reutilizado e peças em segunda mão. Para tratar os cabelos, trabalham apenas com a marcar eco-friendly Davines, as toalhas são de algodão orgânico, reaproveitam a água de lavar cabelos para o autoclismo, reutilizam as luvas e todos os produtos de limpeza do espaço são ecológicos. Ah, e oferecem um café a quem não se importar de lavar o cabelo com água fria.
Podes ler mais sobre este espaço na reportagem da Peggada.
Morada: Rua 4 Infantaria 53C, Lisboa
Horário: 10h-18h30. Fecha domingo e segunda.
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.