
5 espaços sustentáveis para conheceres nas Caldas da Rainha
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
Março já oficialmente o Mês do Granel e Portugal celebra esse evento pelo terceiro ano consecutivo. A Peggada é parceira de comunicação e mostra-te todos os eventos a acontecer até dia 31.
A campanha internacional “Março, mês do granel e da reutilização” regressa a Portugal para a 3.ª edição, pelas mãos da Plataforma Liga-Ação, um projeto da ONGD Zero Waste Lab.
São 31 dias de workshops, encontros, degustações, visitas guiadas, campanhas de troca e iniciativas de sensibilização, juntando consumidores, retalhistas, ativistas e associações ambientalistas de norte a sul do país. Os eventos são de acesso gratuito e a agenda pode ser consultada no site da Peggada. A ideia é que estes eventos ajudem a sensibilizar e informar sobre esta forma de consumo. “São trinta e um dias de inspiração, sensibilização, ativismo, educação e união em torno de dois gestos de ação climática fundamentais, que contribuem para a prevenção e redução do desperdício”, lembra Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, outra das parceiras deste mês especial.
A imagem do movimento foi renovada, com foco nos mais jovens, que além de serem convidados a participar nas iniciativas, são também convidados a co-criar o seu próprio manifesto: o Manifesto WasteLess. “Acreditamos que este Manifesto pode ser uma poderosa ferramenta de influência, com impacto em cadeia entre gerações, ajudando a fortalecer a consciência ambiental e o compromisso coletivo sobre esta temática”, acrescenta Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação. Este projeto é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do projeto No Planet B da AMI, que tem como propósito incentivar as gerações mais novas a assumir um papel ativo na construção de um futuro de qualidade e mais sustentável.
Destaca-se ainda a ação de encerramento da campanha, a realizar no dia 30 de março, data em que a Organização das Nações Unidas assinala o Dia Internacional do Lixo Zero. Nessa ocasião, a Plataforma Liga-Ação irá reforçar a proposta entregue às bancadas parlamentares portuguesas no ano passado, defendendo a flexibilização da regulação do comércio a granel — um documento desenvolvido pela DECO, em parceria com o grupo de trabalho ZERO, Maria Granel e Zero Waste Lab.
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui