A semana de 19 a 27 de Novembro é para pôr toda a Europa a reflectir sobre o desperdício que provoca no dia a dia.
Esta é uma semana dedicada às nuances dos já familiares “R´s” da sustentabilidade. Nestes dias especiais, os cidadãos são expostos à promoção da Redução do consumo, à Reutilização de produtos e materiais e à Reciclagem. A organização do evento está a cargo de 38 coordenadores e envolve cerca de 30 países.
A participação pode ser feita de diversas formas. Aqueles que estejam interessados poderão desenvolver as suas próprias ações de consciencialização para a questão do desperdício ou poderão até tornar-se coordenadores da EWWR, organizando a semana na sua comunidade. Além disso, os interessados poderão juntar-se a ações na sua região, sendo que Portugal conta já com ações em Lisboa, na Madeira, nos Açores, em Évora e no Norte do país.
Para mais informações existe ainda a possibilidade de contactar os coordenadores de cada região. As principais atividades no âmbito da EWWR estão essencialmente ligadas a sessões de limpeza e a sessões educacionais ligadas a métodos de reaproveitamento de materiais, à reciclagem e à circularidade.
O site dedicado a esta semana disponibiliza um conjunto de ferramentas para a agilização de iniciativas ligadas à redução do desperdício. Após a consulta destas ferramentas pedagógicas, a população é convidada a colocar o que aprendeu em prática e a partilhar os resultados da sua semana de aprendizagem.
A Semana Europeia para a Redução do Desperdício chega em plena época natalícia e convida- nos a repensar o nosso consumo e desperdício e sobretudo a aplicar estratégias práticas para a redução da nossa pegada ecológica. Contamos contigo nesta edição da #europeanweekforwastereduction?
A Leonor (mais conhecida como Nônô) herdou do avô paterno, que levava sementes nas algibeiras para as plantar quando fosse oportuno, o gosto pela natureza. Fundou o Núcleo Ambientalista da Universidade onde se licenciou, esteve envolvida em movimentos de desobediência civil pela justiça climática e estudou em Londres onde provou o melhor hambúrguer vegetariano que conhece até à data. Seguiu o mestrado de Ciência Política e Relações Internacionais por ser uma área que considera decisiva para criar um paradigma de justiça climática. Passou por Paris para aprofundar os seus conhecimentos em sustentabilidade e mais tarde escrever uma tese na mesma área. Orgulhosa dos seus vasos de hortelã e manjericão, leitora assídua, fã de tardes passadas à volta da mesa, apologista da simplicidade. Desconfia que seria feliz com uma horta e uma profissão associada à sustentabilidade e direitos humanos.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui