5 espaços sustentáveis para conhecer em Ponte de Lima
Não precisamos de ir até às grandes cidades para encontrar bons exemplos. Aliás, o contacto mais próximo com a natureza é o cenário ideal para
Se na hora de escolher onde vais passar férias a sustentabilidade é um filtro de pesquisa, a Peggada pode ajudar-te.
Destacamos 5 alojamentos no norte do país que tentam reduzir ao máximo o seu impacto no ambiente, respeitando a natureza, a comunidade local e as suas tradições.
Os Bétula Studios são quatro bungallows com uma arquitetura moderna integrada na paisagem verde do Parque Natural do Montesinho.
Aqui a sustentabilidade está ligada a uma forma de estar. Os materiais, a energia e a gestão dos resíduos foram pensados para uma melhor eficiência e um menor consumo.
Os estúdios estão orientados para sul para permitir o aquecimento passivo, a água da chuva é armazenada e reutilizada para rega e limpeza dos vidros, parte da energia é fornecida por painéis fotovoltaicos, os produtos de higiene e limpeza são biodegradáveis, com certificação Ecolabel, e o mobiliário é de bambu ou madeiras europeias, certificadas pelo FSC. Desde o final de junho que dispõem também de carregamento para veículos elétricos e energia 100% solar.
No jardim há plantas autóctones, de baixa manutenção e adaptadas ao clima, e erva que cresce durante a primavera e o verão (preservando assim a humidade do solo e permitindo a florestação silvestre) e aparada recorrendo a ovelhas de um rebanho local.
Os hóspedes são recebidos com um cesto de boas vindas recheado de produtos locais em frascos reutilizáveis e caixas de vidro, tendo ainda à disposição sacos de pano para poderem fazer compras mais sustentáveis.
Além dos estúdios T1 há também tours de experiências para descobrir o território da melhor forma, adaptadas à época do ano e à medida dos participantes.
Morada: Rua Nossa Sra da Lapa 27, 5300-514 Lagomar, Bragança
A Quinta das Águias oferece várias opções para quem deseja passar uns dias em contacto com a natureza e com os animais.
O espaço divide-se em Casa de Hóspedes, uma casa de campo típica da região minhota, e Casa do Pavão, um celeiro restaurado. Porém, a quinta é também um um centro especializado na promoção da cozinha vegetariana e um santuário para flora selvagem e para mais de 130 animais em situação de risco.
Além disso, preservam sementes, promovendo a sua reprodução e partilha de sementes raras e autóctones.
Morada: Caminho de Moreira 664, 4949-692 Rubiães, Paredes de Coura
Slowfood, slowliving e vida saudável são o mote da Quinta Ecológica da Peneda.
Localizada no Parque Nacional Peneda – Gerês, a Quinta é uma exploração agrícola certificada em Modo de Produção Biológico que disponibiliza alojamento B&B, refeições saudáveis e programas de atividades de descoberta, cultura e gastronomia do Norte de Portugal e Galiza.
As experiências incluem yoga, dança, pintura e oficinas de culinária, workshops, caminhadas e passeios de bicicleta na área do Parque Nacional Peneda Gerês. A sua produção de alimentos é biológica e o turismo está certificado pelo Biosphere turismo sustentável e segue as diretrizes da UNWTO (United Nations World Tourism Organization) para o turismo sustentável.
Morada: Outeiro, cx99, 4970-225
As Casas do Pátio, situadas na aldeia termal de Caldas da Felgueiras, em Nelas, são o sítio perfeito para umas férias tranquilas. Com um estilo rural chique, as 4 casas – Água, Terra, Fogo e Ar – resgatam a herança familiar e privilegiam os saberes e sabores tradicionais da Beira Alta.
Aqui a energia solar é a fonte principal de aquecimento das águas, a iluminação é maioritariamente natural, as toalhas só são mudadas a pedido dos hóspedes e os desperdícios de papel higiénico são reaproveitados para uso exclusivo dos colaboradores.
A decoração e as experiências promovidas pelas Casas do Pátio invocam o património da região, incluindo passeios pela aldeia, mergulhos nas praias fluviais da região e degustação de vinhos do Dão.
Na receção/sala de estar e à mesa do pequeno-almoço privilegiam-se os produtos naturais e regionais.
No checkout, é possível doar 1€ ou mais para o programa “Check Out for Nature” da ANP/WWF, que irá reverter a favor de projetos de conservação da organização ambiental.
Morada: Travessa do Comércio, 3525 -207 Caldas da Felgueira, Canas de Senhorim
Terra Rosa Country House & Vineyards
Terra Rosa Country House & Vineyards situa-se em Ponte de Lima e inspira-se nos conceitos de slow living e de agroturismo.
A casa de campo conta com 7 suítes rodeadas por 70 hectares de vinhas e os hóspedes podem explorar a área e arredores, usufruindo de um conjunto de atividades ligadas à Quinta e ao espaço envolvente, como caminhadas e passeios de bicicleta (o alojamento pode organizar um serviço de aluguer de bicicletas).
Os produtos provenientes da própria agricultura sustentável podem ser apreciados às refeições.
Morada: Rua de São Pedro de Calvelo 195, 4990-580 Calvelo, Ponte de Lima
Não precisamos de ir até às grandes cidades para encontrar bons exemplos. Aliás, o contacto mais próximo com a natureza é o cenário ideal para
A Biovilla é uma cooperativa que sonha no coletivo. Todos fazem tudo, até porque o objetivo é manter vivo um espaço que é alojamento, mas
Este é o primeiro hotel de construção passiva em Lisboa, que combina sustentabilidade, arte e inovação culinária para uma estadia consciente e única. Localizado na
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.