Comprar a granel sem uma loja a granel por perto? É possível e nós dizemos-te como
A vontade de viver de forma mais consciente cresce e é nas pequenas mudanças que se nota a diferença. Comprar a granel é uma forma
A Ecoceno oferece uma alternativa sustentável, conveniente e mais económica às embalagens de utilização única.
A Ecoceno acaba de apresentar um novo paradigma de embalagens reutilizáveis que promete mudar a experiência de take away, beneficiando restaurantes e consumidores. Com estas “embalagens com futuro” passa a ser possível evitar o desperdício e as taxas associadas ao take-away.
Na prática, num estabelecimento que utilize o serviço da Ecoceno, os consumidores podem pedir para receber as refeições em embalagens reutilizáveis. Podem fazê-lo através de duas formas: mostrando o código QR que encontram dentro da aplicação móvel da Ecoceno, ou enviando, através das aplicações dos serviços de entrega de comida, o código alfanumérico que encontram, também, dentro da aplicação móvel da Ecoceno.
Depois de receberem as refeições em embalagens reutilizáveis, os consumidores têm 14 dias para devolver as embalagens.
Por detrás desta iniciativa encontra-se a Embal, uma empresa de fabrico de embalagens reutilizáveis de Vila Nova de Gaia. O projeto conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde e ainda do Ministério do Ambiente, estando inserido num dos projetos desenvolvidos no âmbito do Fundo Ambiental.
A iniciativa é detentora de três aspetos diferenciadores que beneficiam restaurantes, consumidores e o planeta. Os restaurantes continuam a seguir a lei que obriga que sejam disponibilizadas embalagens para que se evite o desperdício alimentar, acabando ainda por poupar dinheiro. O consumidor evita as taxas associadas às embalagens descartáveis (usualmente de 0,30 cêntimos) e usufrui de um melhor serviço já que os alimentos guardados de forma mais segura. Finalmente, em termos ambientais continua a evitar-se o desperdício alimentar enquanto se evita ainda a utilização de embalagens de uso único.
Existem já no mercado 8 tipos de embalagens distintas e de diferentes dimensões. Em comunicado, Diogo Neves, responsável de operações da Ecoceno, explica que o consumidor que vai a restaurantes, já habituado a boa comida, exige agora um cuidado acrescido pelo planeta, pelo que a disponibilização de uma embalagem sustentável é uma mais valia para a marca. Além disso, espera-se que a partir de 2024 o paradigma na restauração se altere em Portugal, passando todos os estabelecimentos a ser obrigados a disponibilizar uma embalagem reutilizável.
A vontade de viver de forma mais consciente cresce e é nas pequenas mudanças que se nota a diferença. Comprar a granel é uma forma
O adiamento deve-se às dificuldades transmitidas pelos operadores económicos e à necessidade de incluir outros materiais na medida. As embalagens “take away” de alumínio, normalmente
Com passos simples podes fazer uma grande diferença nas embalagens que iriam parar ao lixo. Evita-as ou dá-lhes outra vida. Neste artigo damos-te todas as
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.