A ferramenta Pack4Sustain da Sociedade Ponto Verde permite conhecer o grau de circularidade, o risco marinho e a iconografia de reciclagem recomendada de cada embalagem.
O Pack4Sustain é o novo serviço digital da Sociedade Ponto Verde (SPV) que ajuda a criar e desenvolver embalagens mais sustentáveis e circulares através do ecodesign.
Trata-se de uma ferramenta 100% online onde clientes embaladores e parceiros da SPV podem avaliar as características e os componentes das embalagens de diversos materiais (plástico, papel/cartão, vidro, metal e madeira), garantindo que colocam no mercado embalagens com o melhor perfil ambiental possível.
Para tal, os clientes devem responder a questionários sobre a embalagem, que é avaliada de acordo com o critério de circularidade (avalia as características da embalagem que vão determinar o correto encaminhamento nas fases de deposição, recolha, triagem e reciclagem), o índice de risco marinho (mede o potencial de determinada embalagem estar dentro do âmbito da Diretiva “Single Use Plastics”) e “Safe & Sustainable by design” (pretende diagnosticar as embalagens de acordo com os potenciais impactos na saúde pública e no ambiente, especialmente no ecossistema marinho).
Como resultado, é gerada uma classificação integrada da embalagem numa escala de cinco níveis, sendo apresentadas recomendações de ecodesign e sobre a correta iconografia de reciclagem a aplicar na embalagem.
O Pack4Sustain, desenvolvido em parceria com o Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, apresenta ainda outras vantagens como a oportunidade de conhecer as melhores combinações de materiais ao nível da triagem e reciclagem e testar o impacto de potenciais alterações não só a uma embalagem atual, como também a protótipos de novas embalagens.
“Atualmente, ainda existem embalagens que, pela natureza dos materiais na sua composição ou pela presença de contaminantes, veem dificultado ou impossibilitado o seu processamento após a recolha seletiva e, portanto, determinam a sua falta de circularidade”, explica a SPV em comunicado.
“Trabalhamos diariamente e, em conjunto com os nossos clientes, para ajudar o país a cumprir as metas ambientais, em particular da reciclagem de embalagens, e o Pack4Sustain nasce neste contexto. É uma ferramenta de trabalho, alinhada com a evolução legislativa do setor das embalagens, e que vem juntar-se a outras soluções inovadoras que já disponibilizamos aos nossos clientes, surgindo como um novo contributo para se conseguir uniformizar as práticas sustentáveis no setor das embalagens”, refere Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
Através do Pack4Sustain, a SPV reforça a sua missão de promover a taxa de reciclagem em Portugal e aumentar a reciclabilidade das embalagens, afirmando-se como o parceiro na jornada da sustentabilidade dos seus clientes e assegurando “o trabalho de proximidade e de educação com os cidadãos, já que, os resultados obtidos através deste serviço vão ajudar também a tomadas de decisões mais responsáveis por parte dos consumidores, no momento da compra e no pós-consumo”, conclui a CEO.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)