O que fazer aos sapatos que já não uso?
Seja porque já não servem, já se estragaram ou porque simplesmente deixamos de gostar assim tanto deles. Quando os sapatos chegam ao fim de vida,
É porque temos demasiados, ou porque deixam de ser antiaderentes. Porque partimos as asas, ou simplesmente porque procuramos novos. Na hora de deixar ir as panelas e os tachos lá de casa, há que saber onde os depositar. Podem ir para a reciclagem? Deito no lixo comum? Lê este artigo e fica a saber a solução.
Quando temos tachos e panelas que já não usamos, é importante saber que destino lhes dar.
O caixote de lixo comum não é a melhor solução, e nem mesmo os ecopontos tradicionais são o sítio indicado.
Pedimos ajuda à Sociedade Ponto Verde para saber qual o destino adequado a dar a estes utensílios de cozinha.
“A solução mais ecológica para estes resíduos é levá-los até um ecocentro, um parque de grandes dimensões, composto por diversos contentores, onde se podem deixar resíduos recicláveis que não podem ser colocados nos ecopontos”, explicam. Depois de colocados no ecocentro, os materiais são encaminhados por empresas gestoras de resíduos para outras empresas e entidades que prosseguem com o processo de transformação e reciclagem.
Estes ecocentros econtram-se espalhados um pouco por todo o país, podes ver as moradas aqui. No total, existem 231 parques destes em Portugal.
A Sociedade Ponto Verde alerta: “Previamente à deslocação ao ecocentro é importante confirmar se os resíduos a descartar podem ser entregues nesse local. Por vezes, nem todos os ecocentros aceitam todo o tipo de resíduos devido ao espaço ou segurança de armazenamento.
A Peggada acrescenta uma dica: andam por Lisboa uns ecocentros móveis, com um espaço especial para colocar panelas, tachos e outros utensílios de cozinha. Neste calendário podes ver quando estarão na tua freguesia.
Seja porque já não servem, já se estragaram ou porque simplesmente deixamos de gostar assim tanto deles. Quando os sapatos chegam ao fim de vida,
A resposta certa é: nenhum! A loiça que já não usamos ou que está partida não vai para o ecoponto, mas também não deve ser
Na hora de reciclar aparelhos eletrónicos e acessórios, como o caso dos telemóveis, dos carregadores ou dos mais diferentes cabos, nem sempre é imediata a
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.