5 dicas para uns Santos Populares mais sustentáveis
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
O Prato Sustentável é um programa de incentivo a hábitos alimentares sustentáveis em escolas e universidades, com o obetivo de estimular aumento do consumo de legumes e leguminosas. Falamos com Carolina Mesquita, mentora do projeto, para saber mais sobre a sua implementação.
Falta de qualidade nos pratos servidos atualmente e a necessidade de transitarmos para uma alimentação mais de base vegetal foram o mote para que Associação Vegetariana Portuguesa criasse um projeto que leva refeições mais saudáveis e sustentáveis às instituições públicas portuguesas — o Prato Sustentável.
Para isso, e sabendo que nem sempre as equipas de cozinha têm conhecimento suficiente para essa transição, oferecem formação e acompanhamento a quem pensa e prepara as refeições.
A equipa da associação é variada e composta por chefs de cozinha, nutricionistas e pessoas com formação em restauração coletiva.
“O nosso principal objetivo é aumentar as refeições de base vegetal em refeitórios que, depois da nossa intervenção, se comprometem a ter um dia por semana uma refeição de base vegetal”, explica Carolina.
Nesse dia, a opção para todos será vegetariana e Carolina acredita que isso pode levar mais pessoas a experimentar o que normalmente não é opção, por haver outras disponíveis. “É uma forma de mostrar outras potencialidades e outros sabores”, acredita. Ainda assim, se o encarregado de educação entender que não quer que o filho coma esse prato, pode fazer um pedido à instituição.
Em 2022, o programa foi já implementado a nível municipal, em Almada e Albufeira, cobrindo escolas públicas de ensino básico. Em 2023, está a ser implementado em escolas em Peniche, Estarreja e Santa Maria da Feira, assim como uma universidade.
Com a adesão a este programa, o município terá acesso a todo o o conhecimento e à consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores e outros materiais pedagógicos.
Além disso, a equipa está disponível para workshops e formações também para encarregados de educação e para as crianças. “Da nossa experiência, mesmo aqueles que inicialmente estão mais de pé atrás, acabam a sessão a querer saber como podem replicar tudo em casa”, garante Carolina.
Em novembro de 2023, o Programa Prato Sustentável, lançou também uma da petição “Prato Sustentável: Um Dia Semanal de Refeições de Base Vegetal nas Universidades Portuguesas”, com o objetivo principal de impulsionar uma mudança significativa na oferta alimentar nas universidades do país. O Projeto Prato Sustentável convida todos os cidadãos a assinar a petição e apoiar a iniciativa.
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
Em 2023, Portugal registou uma ligeira diminuição do número de vegans, vegetarianos e flexitarianos comparativamente ao estudo anterior feito em 2021, situando-se entre os valores
O grão, os mil tipos de feijão, as ervilhas e as lentilhas são para ser celebradas. Fazemos isso a 10 de fevereiro, Dia Mundial das
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.