O Prato Sustentável é um programa de incentivo a hábitos alimentares sustentáveis em escolas e universidades, com o obetivo de estimular aumento do consumo de legumes e leguminosas. Falamos com Carolina Mesquita, mentora do projeto, para saber mais sobre a sua implementação.
Falta de qualidade nos pratos servidos atualmente e a necessidade de transitarmos para uma alimentação mais de base vegetal foram o mote para que Associação Vegetariana Portuguesa criasse um projeto que leva refeições mais saudáveis e sustentáveis às instituições públicas portuguesas — o Prato Sustentável.
Para isso, e sabendo que nem sempre as equipas de cozinha têm conhecimento suficiente para essa transição, oferecem formação e acompanhamento a quem pensa e prepara as refeições.
A equipa da associação é variada e composta por chefs de cozinha, nutricionistas e pessoas com formação em restauração coletiva.
“O nosso principal objetivo é aumentar as refeições de base vegetal em refeitórios que, depois da nossa intervenção, se comprometem a ter um dia por semana uma refeição de base vegetal”, explica Carolina.
Nesse dia, a opção para todos será vegetariana e Carolina acredita que isso pode levar mais pessoas a experimentar o que normalmente não é opção, por haver outras disponíveis. “É uma forma de mostrar outras potencialidades e outros sabores”, acredita. Ainda assim, se o encarregado de educação entender que não quer que o filho coma esse prato, pode fazer um pedido à instituição.
Em 2022, o programa foi já implementado a nível municipal, em Almada e Albufeira, cobrindo escolas públicas de ensino básico. Em 2023, está a ser implementado em escolas em Peniche, Estarreja e Santa Maria da Feira, assim como uma universidade.
Com a adesão a este programa, o município terá acesso a todo o o conhecimento e à consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores e outros materiais pedagógicos.
Além disso, a equipa está disponível para workshops e formações também para encarregados de educação e para as crianças. “Da nossa experiência, mesmo aqueles que inicialmente estão mais de pé atrás, acabam a sessão a querer saber como podem replicar tudo em casa”, garante Carolina.
Em novembro de 2023, o Programa Prato Sustentável, lançou também uma da petição “Prato Sustentável: Um Dia Semanal de Refeições de Base Vegetal nas Universidades Portuguesas”, com o objetivo principal de impulsionar uma mudança significativa na oferta alimentar nas universidades do país. O Projeto Prato Sustentável convida todos os cidadãos a assinar a petição e apoiar a iniciativa.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui