Paris quer remover 40% do asfalto para combater picos de calor
Paris também vai plantar árvores, instalar fontes, guarda-sóis e pulverizadores de água e adaptar os edifícios para enfrentar temperaturas que poderão chegar aos 50 ºC.
A aplicação destas taxas também pretende incentivar o uso de outros meios de transporte. A proposta vai a votos no início de fevereiro, num referendo.
A Câmara Municipal de Paris quer triplicar as taxas de estacionamento para os veículos utilitários desportivos (SUVs) — carros pesados, poluentes e de grande dimensão — na capital francesa, de forma a expulsá-los da cidade e reduzir as emissões e a poluição do ar.
Os residentes vão decidir a favor ou contra a aplicação de taxas de estacionamento mais caras a estes veículos, num referendo marcado para o dia 4 de fevereiro. Esta votação realiza-se meses depois de um referendo semelhante sobre o aluguer de trotinetes elétricas, que tornou Paris a primeira capital europeia a proibi-las.
Se a proposta for aprovada pelos cidadãos, o preço do estacionamento para um SUV ou um carro 4×4 aumentará para 18 euros por hora no centro de Paris (225 euros por dia) e 12 euros por hora no resto da cidade. Estes valores aplicam-se a veículos a gasolina e a gasóleo, híbridos e híbridos plug-in com peso superior a 1,6 toneladas, e a veículos elétricos de duas ou mais toneladas. No entanto, a medida não se aplicará ao estacionamento dos residentes de Paris.
O objetivo da medida passa por reduzir o espaço público ocupado por estes veículos e incentivar os visitantes a usar outro meio de transporte.
“A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica”, declara a autarquia de Paris, em comunicado.
Paris também vai plantar árvores, instalar fontes, guarda-sóis e pulverizadores de água e adaptar os edifícios para enfrentar temperaturas que poderão chegar aos 50 ºC.
O novo regulamento garante a recolha, reutilização e reciclagem de baterias em grande escala na União Europeia. A nova lei europeia que assegura a recolha,
O aluguer é suportado por uma aplicação de sharing privada e uma plataforma digital que gere a frota e os utilizadores. Depois de Espanha, França
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.