Das tisanas com sabor a Natal ao documentário narrado por David Attenborough, a tua tarde acaba de ser preenchida com um plano imperdível.
Há coisas que só sabem bem no inverno e ver um filme acompanhado de um chá bem quente e um bolo é uma delas. Para tornar este simples ato mais sustentável, nada como um bolo com cascas e tudo e um uma infusão de origem biológica (e, claro, sabores da época).
Do chá ao filme, o dia perfeito de outono está prestes a chegar.
Chá
Para sermos mais precisos, é uma infusão com as novas tisanas de Mafalda Sena, conhecida como Senasaudáveis.
A Paisagindo, marca de produção biológica no Alentejo, é responsável pelas plantas da nova formula de Natal exclusiva das lojas Celeiro — Blessed Christmas — bem como das edições anteriores: Drain You, Flat Tummy Tea e tantas outras.
A nova tisana dedicada ao Natal é feita com especiarias típicas da época — canela, tomilho-limão, gengibre — que fazem o match perfeito com a receita que se segue.
Podes encontrar o Blessed Christmas (bem como o novo mix para bolachas de Natal de gengibre que se preparam em 15 minutos) nas lojas Celeiro.
A Paisagindo Bio tem ainda uma outra edição de Natal, o All I Want for Christmas is Tea.
Bolo com casca
Nem tudo se resume a canela e erva doce no Natal e este bolo é a prova disso. Contudo, não dispensamos os alimentos da época, como é o caso dos dióspiros e das avelãs.
Ambos fazem parte desta receita da nutricionista Ana Isabel Monteiro (também conhecida como Laranja Lima Nutrição), em que tudo é aproveitado.
O dióspiro, por exemplo, vai com casca, e da toranja é usada a raspa e o sumo para que não reste nada.
Ingredientes para 20 fatias
— 2 chávena de farinha de espelta;
— 1/2 chávena de farinha de amêndoa;
— 1/2 chávena de açúcar amarelo;
— 1/4 chávena de avelãs;
— 1,5 colher de sopa de fermento em pó;
— 1 colher de sopa de linhaça moída;
— 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio;
— 1 dióspiro maçã (250g);
— 1/2 toranja (sumo e raspa);
— 1 chávena de bebida vegetal;
— 3 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal;
— 1 colher de sopa de vinagre de sidra.
Modo de preparação
Pré-aquece o forno a 180°C.
Para uma tigela grande, peneira as farinhas e o açúcar. Adiciona o fermento, o bicarbonato e a linhaça e mistura com uma vara de arames.
À parte, tritura a raspa e sumo de toranja com o dióspiro (com casca), a bebida vegetal, azeite ou óleo e o vinagre.
Verte sobre os ingredientes secos e mistura.
Parte as avelãs grosseiramente e envolve na massa.
Unta uma forma quadrada de fundo amovível com azeite ou óleo (usa papel de cozinha para não exagerares) e verte a massa.
Leva ao forno por 40 minutos.
Filme
“David Attenborough: Uma vida no nosso planeta” foi lançado em 2020 e se ainda não tiveste oportunidade de ver, eis o momento ideal. O documentário, narrado pelo naturalista David Attenborough, não é daqueles que nos deixam com um nó na garganta ao longo de mais de 1h30, nem a remoer nas imagens durante uma semana (ou mais do que isso).
É um documentário que te leva por imagens belas da natureza, pela biodiversidade que nela habita e faz subtilmente — sem alarmismos — chamadas de atenção para a urgência de protegermos as espécies, porque ainda há tempo para isso.
Durante 1h23, vais de certo dar conta de uma chávena do Blessed Christmas e de umas quantas fatias do bolo de diospiro, sem dar conta do que chove lá fora.