
Sustentabilidade no Rock in Rio. Compostagem, doação de sobras e transportes à porta
Vem aí mais uma edição do Rock in Rio, mas nem no meio da loucura de Anitta ou Black Eyed Peas nos podemos esquecer do
Sabemos agora que a recolha de restos alimentares vai passar a ser obrigatória para 2023. E sabemos também que, ainda que faltem três anos, alguns municípios já se chegaram à frente nesta luta pelo tratamento do lixo orgânico.
Em Sintra, por exemplo, e também em algumas freguesias de Lisboa, já foram distribuídos pequenos contentores para que os munícipes possam começar a separar os excedentes de matéria orgânica — como cascas de frutas, legumes e ovos.
Ainda assim, e para que o trabalho comece a ser feito um pouco por toda a cidade, Lisboa inaugurou já cinco compostores comunitários.
Começou com o do Areeiro, na rua Presidente Wilson, logradouro Oeste, perto da Praça de Londres, e agora estão também instalados na Ajuda (na Calçada Ernesto Silva, junto às hortas comunitárias), em Campolide (Avenida Conselheiro Fernando Sousa, junto ao muro do antigo quartel), e dois nos Olivais (Rua Sargento Armando Monteiro Ferreira, perto do post de limpeza da junta de freguesia e Rua Cidade Lobito, na Quinta Pedagógica dos Olivais).
Quem quiser aderir à compostagem comunitária deve inscrever-se em https://lisboaacompostar.cm-lisboa.pt e frequentar uma ação de sensibilização. Só depois recebe uma chave (mediante vaga) que lhe permite utilizar este compostor, depositando aí os seus resíduos.
O fertilizante natural será posteriormente usado nos espaços verdes públicos ou nos vasos das varandas de quem o solicite.
? Fotografia retirada da página de Dogwood Pond Farms no Pinterest
Vem aí mais uma edição do Rock in Rio, mas nem no meio da loucura de Anitta ou Black Eyed Peas nos podemos esquecer do
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o
Da compostagem à economia circular, os conceitos básicos sobre sustentabilidade estão aqui e vão acabar com as tuas dúvidas. Dumpster diving, compostagem, economia circular. Estas
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui