5 dicas para uns Santos Populares mais sustentáveis
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está a reinventar o catering para eventos desportivos, preparando-se para servir 13 milhões de refeições vegetarianas e saudáveis.
França vai acolher os Jogos Olímpicos de 2024 e já começou a planear o catering, sem esquecer os desafios climáticos e ambientais. As refeições serão feitas à base de alimentos gourmet e locais e 60% da oferta será vegetariana.
A ambição é colocar o know-how e a criatividade da cozinha francesa ao serviço de uma alimentação mais responsável, tanto nos estádios como durante os eventos desportivos.
“É um dever coletivo atualmente mudar os nossos hábitos e reduzir a nossa pegada de carbono. Agora os produtos são incríveis e ficarão surpreendidos por ser um produto vegetal”, refere Tony Estanguet, Presidente do Jogos Olímpicos Paris 2024, durante a apresentação de alguns pratos dos menus.
A organização terá de satisfazer as necessidades dos atletas, voluntários, espetadores e meios de comunicação social, do pequeno-almoço ao jantar. Ao todo, serão servidos 13 milhões de pratos diferentes — o equivalente a dez campeonatos do mundo de futebol.
Para isso foram consultadas 120 organizações representativas de toda a cadeia de valor alimentar e 200 atletas, que ajudaram a definir a “Visão Alimentar” do evento, um documento destinado a orientar todos os parceiros e futuros prestadores de serviços dos Jogos Olímpicos.
A organização descreve as suas ambições ambientais e sociais em torno de seis compromissos-chave:
Estes seis compromissos dividem-se em 60 sub-compromissos, que incluem 100% de carne francesa e sustentável, produtos lácteos de França, produtos provenientes da pesca sustentável e ovos de galinhas criadas ao ar livre em território nacional.
O Comité Organizador criou ainda um guia de eventos sustentável com uma série de ações concretas a serem adotadas e adaptadas livremente pelos intervenientes que darão vida aos Jogos em toda a França, organizando eventos em locais que não são da responsabilidade da organização.
Os Jogos de Paris 2024 querem ser uma oportunidade para destacar a variedade e a qualidade dos produtos nacionais, apoiar e celebrar todos os setores da agricultura francesa, maximizando a oferta local e de alta qualidade, promover uma alimentação mais saudável e descobrir uma nova forma de comer nos estádios e nos eventos desportivos em geral.
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
Em 2023, Portugal registou uma ligeira diminuição do número de vegans, vegetarianos e flexitarianos comparativamente ao estudo anterior feito em 2021, situando-se entre os valores
O Prato Sustentável é um programa de incentivo a hábitos alimentares sustentáveis em escolas e universidades, com o obetivo de estimular aumento do consumo de
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.