
Novo relatório alerta: o termómetro mundial caminha para uma subida de 3 °C
Apesar de todos os esforços, as emissões de CO2 continuam a subir e o mundo caminha para um aquecimento global de 3°C. O relatório Emissions
Nada que não esperássemos, mas agora temos a confirmação oficial da NASA: as temperaturas de 2023 até agora têm sido demasiado elevadas e o cenário futuro não é de melhoria.
Assim como tem acontecido com alguns meses anteriores, o julho deste ano foi o mais quente desde que há registos, confirmou a NASA, que antecipa ainda que este ano poderá também ser o mais quente. Pior: a expectativa é de que as temperaturas continuem a aumentar em 2024.
O mês de julho de 2023 foi 0,24ºC mais quente do que qualquer outro mês desde que existem registos de temperatura e 1,18 ºC mais quente do que a média de julho entre 1951 e 1980.
De acordo com as perspectivas anuais de temperatura global do NCEI (Centros Nacionais de Informação Ambiental dos Estados Unidos) , é “praticamente certo” que 2023 será um dos cinco anos mais quentes de que há registo. Até ao momento, já está em terceiro lugar deste ranking.
Para 2024, espera-se um cenário semelhante ou ainda mais dramático. Com o fenómeno El Niño, previstos para fevereiro e abril de 2024, é provável que o próximo ano seja ainda mais quente.
“O aquecimento alarmante do planeta tem sido impulsionado principalmente pelas emissões de gases com efeito de estufa provocadas pela ação humana, referiu Gavin Schmidt, director do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA.
O administrador da agência espacial Bill Nelson já tinha deixado o alerta: “A Mãe Natureza está a enviar-nos uma mensagem, e essa mensagem é: ‘É melhor agirmos agora, antes que seja tarde demais para salvar o nosso planeta'”.
Apesar de todos os esforços, as emissões de CO2 continuam a subir e o mundo caminha para um aquecimento global de 3°C. O relatório Emissions
Guimarães é a única cidade portuguesa nesta lista criada para encorajar e apoiar o trabalho feito no sentido de luta contra as alterações climáticas. Guimarães
Os recifes foram afetados pelo aquecimento global, mas recuperaram devido às áreas marinhas protegidas. Uma equipa de expedição científica descobriu que em zonas mais remotas
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.