5 dicas para uns Santos Populares mais sustentáveis
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
Adotar uma dieta flexitariana, vegetariana ou vegana pode levar a reduções significativas da poluição atmosférica, com benefícios para a saúde, produtividade e economia.
De acordo com um estudo recente realizado por uma equipa internacional de investigadores, mudar para uma dieta à base de plantas poderia evitar até 236 mil mortes prematuras por ano, melhorar a qualidade do ar e aumentar o produto interno bruto (PIB) a nível mundial.
O novo estudo “Impactos das alterações alimentares na qualidade do ar a nível mundial e regional” analisou o que aconteceria à qualidade do ar se as pessoas em todo o mundo mudassem para dietas mais saudáveis e amigas do ambiente, incluindo dietas flexitarianas (com menos carne), vegetarianas e veganas.
Os resultados sugerem que incentivar mudanças na dieta pode ser uma estratégia de mitigação valiosa para reduzir a poluição do ar e os impactos económicos e de saúde associados, especialmente em regiões com agricultura intensiva e elevada densidade populacional.
“As mudanças na dieta para um menor consumo de alimentos de origem animal (…) reduziriam substancialmente as emissões agrícolas – em 84-86% globalmente para a adoção de dietas veganas, 69-70% para dietas vegetarianas e 44-48% para dietas flexitarianas”, refere o estudo.
Os investigadores descobriram que as regiões com grandes quantidades de gado – como o norte de Itália, os Países Baixos, a Bélgica, o centro-oeste dos Estados Unidos e o sul da China – registariam reduções especialmente notáveis nas concentrações de partículas finas, responsáveis pela poluição do ar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), registaram-se 4 milhões de mortes prematuras relacionadas com a poluição do ar exterior em 2019. A agricultura é responsável por cerca de um quinto dessas mortes.
Por isso, melhor qualidade do ar leva a uma melhor saúde. Os investigadores descobriram que mais de 100 mil mortes prematuras poderiam ser evitadas globalmente através da adoção de dietas flexitarianas. Se toda a população mundial se tornasse vegana, o número de mortes prematuras devido à poluição atmosférica poderia diminuir em mais de 200 mil.
A investigação revelou que a poluição atmosférica reduz a produtividade dos trabalhadores em muitos empregos diferentes, desde quintas a fábricas. Por isso, um ar mais limpo pode ter um impacto positivo na economia. A mudança para dietas veganas poderia aumentar o PIB mundial em 1,3 triliões de dólares, o equivalente a mais de 1%.
Outros benefícios da transição para dietas à base de plantas incluem menor risco de doenças relacionadas com a alimentação, menos uso da terra, menos fertilizantes e menos água para a agricultura.
“A melhoria da qualidade do ar é, sem dúvida, benéfica para a nossa saúde e para a economia. Argumentamos que as mudanças na dieta devem ser colocadas no menu das políticas”, escreveram Marco Springmann, autor principal do estudo e investigador sénior em ambiente e saúde na Universidade de Oxford, e Toon Vandyck, outro autor do estudo e investigador em economia na KU Leuven, em declarações ao The Conversation. “A adoção de dietas mais baseadas em vegetais é uma estratégia rentável para combater as emissões. Mas também reduz a necessidade de investimentos dispendiosos em equipamento de redução de emissões para sistemas pecuários, tais como depuradores que removem o amoníaco do ar”.
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem
Em 2023, Portugal registou uma ligeira diminuição do número de vegans, vegetarianos e flexitarianos comparativamente ao estudo anterior feito em 2021, situando-se entre os valores
O Prato Sustentável é um programa de incentivo a hábitos alimentares sustentáveis em escolas e universidades, com o obetivo de estimular aumento do consumo de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.