Algarve é a região portuguesa mais crítica face à crise climática
Uma investigação da agência espacial norte-americana NASA aponta a região do Algarve como a mais crítica face às alterações climáticas em Portugal. Uma análise de
A sul as opções para um consumo responsável já são muitas. Em Faro, tal como em todo o Algarve, multiplicam-se as lojas a granel, as lojas de roupa em segunda mão e a venda de produtos para um dia a dia com menos impacto.
A Peggada estudou o mapa da sustentabilidade e diz-te quais são os espaços que deves conhecer:
Loja de roupa e acessórios vintage e em segunda mão. É também um espaço de coworking, recebe exposições, festas inclusivas e é palco de outros artistas e marcas. Segue-os no Instagram para estares a par de todos os eventos.
Morada: Rua do Prior 11, 8000-301
Horário: 14h-20h. Fecha domingo e segunda
Uma mercearia tradicional a granel de produtos biológicos, artesanais e gourmet. Além disso, prepara cabazes de legumes e frutas locais e sazonais, e disponibiliza ainda outros produtos da região como pão e queijos.
Na zona da higiene entras produtos para o cabelo, gel de banho e sabonetes, desodorizantes, cremes de corpo e esponjas, pastas de dentes e escovas, cremes de rosto, maquilhagem e produtos de higiene íntima.
Morada: Rua Francisco Zambujal, 8000-434 Faro
Horário: 10h-14, 16h-19h. Sábado 10h-14h. Fecha domingo e segunda
Nesta loja de Faro podes encontrar uma grande variedade de produtos biológicos, desde fruta e vegetais frescos, recebidos diretamente dos produtores todas as semanas, a algas, massas, pão, especiarias e cosmética.
Durante a semana, há alimentos que chegam em dias específicos, portanto anota: peixe fresco de Sesimbra à 4ª feira e pão às 3ª e 6ª feiras.
Além disso, todas as semanas disponibilizam um cabaz personalizável 100% biológico, repleto de produtos da época.
Morada: Rua de São Luís 49, 8000-151 Faro
Horário: 10h-19h30. Sábado 10h-14h. fecha ao domingo
Esta é mais do que uma loja de roupa em segunda mão. O objetivo é fomentar o modelo de economia circular, dando uma oportunidade à grande quantidade de roupa que todos temos no armário, transformando num recurso aquilo que seria um resíduo.
Não só vendem roupa em segunda mão, como também compram aquela que já não usas. A roupa é deixada à consignação pelos clientes e os preços raramente ultrapassam os 50 euros, sendo na maioria valores entre os 10 e 20 euros.
Além disso, as roupas que não estão em condições e que não são vendidas, são transformadas em novas peças originais e diferenciadoras, permitindo que, a um preço simpático e acessível, o cliente saia da loja com um artigo único e personalizado.
Morada: Rua Conselheiro Bivar 69, 8000-078 Faro
Horário: 10h-19h. Sábado e domingo 10h-17h
A Ervas e Mezinhas é uma ervanária com loja física e online de plantas medicinais e chás, vendidos a granel, suplementos e produtos naturais.
As plantas, flores, sementes, bagas e folhas são vendidas a granel, dispensados em acondicionamento de material reciclável, para serem o mais sustentável possível, e podem ser adquiridos na loja física ou online.
Morada: Praceta António Vicente Campinas 2 2ºA, 8005-214 Faro
Horário: 10h-13h, 15h-18h. Sábado 10h13h. Fecha ao domingo
Uma investigação da agência espacial norte-americana NASA aponta a região do Algarve como a mais crítica face às alterações climáticas em Portugal. Uma análise de
A Prio inaugurou um novo centro de lavagem em Lagoa, no Algarve, que reaproveita 100% da água utilizada na lavagem automóvel. Um projeto de reaproveitamento
Podia ser só mais um festival de música, mas não é. No Festival MED há música? Claro. Cinema, artistas de rua, showcooking, atividades para os
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.