5 espaços sustentáveis para conheceres nas Caldas da Rainha
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
Já sabemos que a cidade do Porto leva a história e os costumes muito a sério, e as lojas a granel não são exceção. Por isso, pega no teu saco de pano e frascos de vidro e vem encher a despensa nestas lojas que recuperam uma tradição antiga e ajudam a ter uma vida com menos plástico.
A mercearia fina O Pretinho do Japão é sinónimo de comércio tradicional há 75 anos. Conhecida pelo seu bacalhau, vinhos e conservas, esta loja também nos presenteia com compotas, frutos secos e desidratados, biscoitos tradicionais, leguminosas e mais de 50 variedades de chá a granel.
Além da doçaria regional e nacional, o café também é protagonista: podes comprá-lo em grão, em cápsula, moído na hora ou então saboreá-lo na esplanada escondida nas traseiras da mercearia.
Morada: Rua do Bonjardim, 496A, 4000-118 Porto
Casa Chinesa – Mota & Silva Lda
Nesta mercearia tradicional (e uma das mais antigas do Porto), não faltam produtos da alimentação macrobiótica.
Leguminosas, chás, frutos secos, sementes, mel, bacalhau, queijo, gengibre cristalizado, chocolates e outros produtos de mercearia biológicos são alguns dos artigos à disposição.
Morada: Rua Sá da Bandeira, 343, 4000-435 Porto
Biológicos, sazonais e locais são algumas qualidades que descrevem os mais de 600 artigos da Maçaroca.
Da lista de produtos a granel, disponíveis no piso inferior da loja, fazem parte vários tipos de arroz, algas, frutos secos, grãos, especiarias, granola caseira, farinhas, aveia, detergentes, café (torrado no local e moído pelos clientes), detergentes da roupa e de limpeza e legumes e frutas de produtores nacionais.
Mas o que torna este espaço único é a sua máquina de fazer manteiga de frutos secos na hora — pode ser manteiga de amendoim, amêndoa e avelã com ou sem chocolate e mix com caju — e um laboratório onde se faz todo o tipo de fermentados, nomeadamente kombucha, kimchi, chucrute, pickles e vinagre.
Do laboratório saem também pequenos-almoços, almoços e jantares vegetarianos e às vezes vegan. A ementa não é fixa e varia de semana para semana ou consoante os produtos que chegam à loja.
Morada: R. São João Bosco 244, 4100-247 Porto
Apesar da Mercearia do Bolhão ser especializada em produtos típicos portugueses, como o bacalhau, os enchidos, o pão regional, os queijos e o vinho do Porto, também podes comprar produtos a granel nesta loja com mais de 100 anos.
Aqui podes encontrar azeite, mel, fruta cristalizada e frutos secos, incluindo grão de bico, feijão, pinhões, amêndoas, alperce e favas.
Morada: Rua Formosa, 305 4000-252 Porto
Mais recente que as lojas acima, mas nem por isso com menos oferta, a Mercearia 100 Saco nasceu durante a pandemia com a missão de apelar ao consumo consciente e sem desperdício. Os produtos são maioritariamente portugueses, sazonais e sustentáveis, desde a produção até à mesa.
A fruta e os legumes são de produtores locais e, sempre que possível, biológicos, mas também há farinhas, amidos, cacau, levedura nutricional, algas, granolas, cereais, sementes, massa, frutos secos, fruta desidratada e vários tipos de soja, lentilhas, feijão, arroz e especiarias/temperos.
Na secção dos embalados, há ainda chocolates, gomas, bolachas, bebidas vegetais, compotas, azeites, pastas, snacks salgados e produtos de higiene. A oferta estende-se ainda a “queijos” e “alheiras” vegan, tofu, seitan, cerveja, kombucha, cerveja e refeições prontas (também vegan).
Morada: Av. do Dr. Antunes Guimarães 85, 4100-072 Porto
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.