Quais as cidades europeias onde é mais fácil viajar de forma sustentável?
O Smart City Expo World Congress olhou para as opções de transporte em mais de 20 cidades europeias. Londres, Amesterdão, Viena, Berlim e Helsínquia são
Na reta final do ano, decidimos fazer um apanhado do melhor que aconteceu em 2024 na área da sustentabilidade. Aqui vão as boas notícias:
1. Em Inglaterra, receitaram tempo passado na natureza a mais de 8.300 pessoas com problemas de saúde mental. Os níveis de felicidade aumentaram e os de ansiedade diminuíram
2. Dados publicados em outubro revelaram que as emissões na União Europeia caíram 8% em 2023, o que significa que a poluição por gases com efeito de estufa está agora 37% abaixo dos níveis de 1990.
3. Em Agosto, entrou em vigor uma lei histórica para inverter a perda de biodiversidade na UE. A lei exige que todos os países da UE recuperem e protejam a vida selvagem num quinto das suas terras e mares até 2030.
4. Prémio Cidade Verde da Europa 2026 distingue Guimarães e prémio Folha Verde Europeia de 2026 a cidade de Águeda. As cidades vão receber respetivamente 600 mil e 200 mil euros para continuar a melhorar a sustentabilidade ambiental.
5. Mais de 80% da energia gerada em Portugal veio de fontes renováveis. A meta fixada pelo Governo é de 80% até 2026.
6. Decisão histórica do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deu razão a organização de mulheres — a maioria tem cerca de 70 anos — e condenou Suíça a mudar estratégia climática.
7. Cidades a mudar: Paris aposta em mais espaços verdes e fecha estradas aos carros. Londres cobra 16 dólares a carros que não sejam de baixas emissões e cria mais de 400 km de ciclovias
8. Intervenções de conservação — incluindo a criação de áreas protegidas e a erradicação de espécies invasoras — aumentaram a biodiversidade ou abrandaram o seu declínio na maioria dos casos (66%).
9. A iniciativa Sounds Right reconhece a natureza como “músico”. Agora, arrecadam fundos a partir dos direitos autorais das músicas produzidas e tocadas em plataformas de streaming que usem sons da natureza.
10. O mercado mundial de vestuário em segunda mão deverá atingir 325 mil milhões de euros) até 2028 e representará 10% do mercado da moda a nível mundial até 2025. Neste link podes ver algumas das melhores lojas de roupa em segunda mão portuguesas.
O Smart City Expo World Congress olhou para as opções de transporte em mais de 20 cidades europeias. Londres, Amesterdão, Viena, Berlim e Helsínquia são
O projeto “Neighbourhood in Bloom” foi lançado pelo município de Antuérpia para encorajar os residentes a dedicarem-se à jardinagem e à plantação de árvores, a
A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrar percursos mais sustentáveis no Google Maps. A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar as pessoas a
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.