Restaurantes e comércio pagarão apenas o lixo que fazem — e já em 2025
Os restaurantes, o comércio e os serviços vão passar a pagar pelo lixo que produzem e não o valor indexado à fatura da água. A
O projeto “Neighbourhood in Bloom” foi lançado pelo município de Antuérpia para encorajar os residentes a dedicarem-se à jardinagem e à plantação de árvores, a fim de refrescar a cidade, melhorar a qualidade do ar e criar mais zonas de reprodução para os animais.
O município de Antuérpia, na Bélgica, está a distribuir 2 mil árvores gratuitas aos residentes que tenham um jardim ou um espaço não pavimentado disponível para as plantar.
A iniciativa decorre até 30 de setembro e pretende incentivar os cidadãos a tornarem-se mais ecológicos, ajudando a refrescar a cidade no verão, melhorar a qualidade do ar e criar mais zonas de reprodução para aves e outros animais.
O programa de árvores gratuitas faz parte do projeto “Neighbourhood in Bloom” lançado no ano passado pela Câmara Municipal, quando transformou uma carruagem de elétrico num jardim móvel durante um dia.
Além das árvores, os habitantes da zona central da cidade belga podem solicitar plantas e grinaldas para pendurar entre as casas e as ruas. Posteriormente, devem responder a um pequeno questionário sobre o espaço e a luz solar disponíveis, de forma a determinar o tipo de árvore mais adequado, dentro de uma lista de 20 tipos de árvores, selecionadas pela sua capacidade de adaptação ao ambiente urbano.
O conselho distrital é responsável pelo levantamento dos ladrilhos do pavimento, pela colocação do solo e pela plantação dos jardins, enquanto os residentes são responsáveis pela sua manutenção.
O município também oferece apoio financeiro (no valor de 150 euros) àqueles que quiserem comprar um barril de recolha de águas pluviais para regar os seus jardins. A água da chuva também pode ser utilizada pela vizinhança para regar a vegetação da zona.
As plantas e as árvores ajudam a baixar as temperaturas nas cidades, atenuando o efeito de “ilha de calor urbana”, diminuir a poluição e tornar o ar mais limpo, atrair pássaros para nidificar, esquilos e insetos e melhorar o humor e o bem-estar mental da população.
Em 2022, realizou-se uma iniciativa semelhante na cidade, na qual os moradores foram encorajados a criar mais de 200 jardins instalados nas fachadas, 170 áreas de árvores e 100 grinaldas.
Os restaurantes, o comércio e os serviços vão passar a pagar pelo lixo que produzem e não o valor indexado à fatura da água. A
Guimarães é a única cidade portuguesa nesta lista criada para encorajar e apoiar o trabalho feito no sentido de luta contra as alterações climáticas. Guimarães
Menos carros, mais pessoas. Este é o mote da iniciativa que pretende testar o conceito, para que Campo de Ourique tenha um superquarteirão para sempre.
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.