
Danone é processada por negligência do uso de plástico
Grupos ambientalistas acusam a Danone de falhar em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica e negligenciar obrigações relativas a cuidados com o material.
Um novo estudo analisou os dados de poluição de plástico à superfície de 11.777 estações oceânicas em seis grandes regiões marinhas, abrangendo o período de 1979 a 2019.
A presença de plástico nos oceanos no mundo atingiu “níveis sem precedentes”. A conclusão é de um estudo liderado pelo 5 Gyres Institute, organização americana que faz campanhas para reduzir a poluição causada pelo plástico, que estima que em 2019 havia 171 triliões de partículas de plástico a flutuar nos oceanos, valor que no espaço de 17 anos pode subir 2,6 vezes.
As conclusões do estudo foram obtidas após a análise aos dados de poluição de plástico à superfície de 11.777 estações oceânicas em seis grandes regiões marinhas, abrangendo o período de 1979 a 2019.
Os resultados foram publicados na revista norte-americana PLOS One. Os investigadores estimam que 170 mil milhões de pedaços de plástico, principalmente microplásticos, foram despejados no mar desde 2005. O peso total destes plásticos representa 2,3 milhões de toneladas.
Apesar do estudo abranger o período entre 1979 a 2019, não houve uma tendência clara registada até 1990, altura em que se dá “um aumento muito elevado, devido ao rápido crescimento da produção e um número limitado de políticas de controlo de libertação”, destacou Lisa Erdle, uma das os autores, à agência France-Presse (AFP).
A poluição resulta principalmente de equipamentos de pesca e boias, enquanto roupas, pneus de carros e plásticos de uso único costumam poluir mais perto da costa. No entanto, as altas concentrações de plásticos foram encontradas em todos os lugares estudados, independentemente da região do planeta
Grupos ambientalistas acusam a Danone de falhar em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica e negligenciar obrigações relativas a cuidados com o material.
O valor alcançado — que se espera que atinja os 450 milhões de euros anuais — será destinado à limpeza de ruas e parques. A
És fã da compra a granel e vives ou estás pela zona de Leiria? Reunimos cinco lojas que promovem este conceito de negócio e de
Este artigo aborda uma ação que promove a conservação e o uso de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Este ODS visa prevenir e diminuir a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres.