O Parque da Bela Vista, em Lisboa, recebe o festival Kalorama para três dias cheios de música e festa, mas também alguma vontade de mudar o mundo. Sabe mais aqui.
Começa esta quinta-feira, dia 1 de setembro, o festival Meo Kalorama, que vem tornar ainda mais abrangente a oferta de música no país. Festivais não faltam em Portugal, música também não. E que importante é ver que já não só de música se fazem todos estes festivais. A sustentabilidade e inclusão fazem parte do planeamento destes eventos e o Kalorama não é exceção.
Em comunicado, a organização refere que o festival “está empenhado em implementar um modelo sustentável e inclusivo, capaz de envolver público e parceiros em iniciativas que visam transformar mentalidades e comportamentos, com o objetivo de reduzir ao máximo o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, gerar benefícios culturais, sociais e económicos duradouros e capazes de fomentar o desenvolvimento e crescimento da comunidade local”.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas não foram esquecidos e podemos aqui dividi-los nas várias vertentes destes três dias de festa. No entanto, deixamos uma ressalva, esperando que seja ponto a mudar numa próxima edição: apesar de não haver copos descartáveis no festival, não é possível levar um copo de casa, inviabilizando assim a diminuição plena de resíduos.
Acessibilidade:
– Rampa de acesso
– Equipa de apoio da APPDI (Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão) para prestar apoio e informação, e indicar os serviços da acessibilidade
– Plataforma para idosos, grávidas, pessoas com mobilidade condicionada
Inclusão:
– WC binário e não binário nas 3 ilhas no recinto com cabines adaptada para mobilidade condicionada
-Nas frentes dos palcos haverá o espaço Vibração, junto as colunas para as pessoas surdas sentirem a vibração das músicas. Neste espaço podem ficar pessoas com mobilidade condicionada
– Jovens da APERCIM (Associação para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra) a trabalhar no catering
– Haverá um leilão com artigos doados pelos artistas para angariar fundos para projetos do Chelas é o Sitio (ONG local que promove a inclusão social através da música, arte e cultura localizada em Chelas)
Alimentação
– Oferta de comida vegan.
– Doação de sobras alimentares em boas condições no final do evento a famílias carenciadas locais com o apoio da REFOOD.
– Valorsul informa espaços de restauração sobre como separar resíduos
– Distribuição de sacos e contentores para separação dos resíduos
Ambiente:
– Com o apoio da CML para o fornecimento e contentores e recolha dos resíduos
– Valorsul faz campanha de sensibilização pelo recinto
– Contentores diferenciados e sinalizados para o público poder separar o lixo corretamente
– Recolha de orgânicos entre o público
– Doação de materiais no final do evento, que não consigamos reutilizar
– Quercus promove uma campanha de sensibilização do público
– Será calculada a pegada carbónica do evento, para que possam definir objectivos futuros a atingir e medidas de melhoria a aplicar
Podem consultar aqui todas as informações sobre o festival que decorre entre 1 e 3 de setembro no Parque da Bela Vista em Lisboa.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Este artigo aborda uma ação que promove a redução das desigualdades, capacitação e a inclusão social, económica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição económica ou outra.
Para descobrires negócios que trabalham ativamente na contribuição para este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, clica aqui.
Para ler notícias, entrevistas ou dicas relacionadas com este Objetivo, clica aqui.
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Este artigo aborda uma ação que pretende garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades. O ODS 5 visa acabar com a discriminação contra todas as mulheres, assegurar acesso à saúde sexual e reprodutiva e aumentar o uso de tecnologias de informação, para promover o empoderamento das mulheres.