Reino Unido. Reduzir as viagens de carro dá prémios aos condutores
A campanha “Going Car Free”, no Reino Unido, incentiva os condutores a trocar o carro por uma opção mais sustentável, a falar sobre o desafio
O presidente do Turismo de Portugal esteve no Planetiers a falar sobre um turismo mais sustentável. “As pessoas são a base”, refere.
Luís Araújo não vê o futuro do turismo sem a palavra sustentabilidade agregada. No painel sobre “Inclusive Green Tourism”, a abrir o segundo dia de Planetiers, o presidente do Turismo de Portugal começou por dizer que a mudança não se dá tornando o hotéis mais ecológicos. “É preciso mudar a mentalidade de quem nos visita”, refere, fazendo uma referência à campanha “Tomorrow is today”, que foi difundida no ano passado como um “apelo à mobilidade, uma convocatória à união, à consciência coletiva e à vontade e responsabilidade destes destinos para protegerem aquilo que lhes foi atribuído pela natureza, que é essência da sua identidade”, pode ler-se no site oficial do Turismo de Portugal.
Para o responsável, o tema central deve sempre ser as pessoas. “Quando falamos de um turismo inclusivo e sustentável, esquecemo-nos de que as pessoas é que são a base”, salienta.
Luís Araújo lembra que o setor do turismo perdeu 50 mil pessoas para outras atividades. Para que isto não continue a acontecer, é preciso provar que esta carreira tem futuro. Como? “Mais benefícios e melhores salários”, lembrando que os dados sobre o emprego na área do turismo divulgados em 2020, e que mostravam que este setor empregou uma percentagem mais elevada de trabalhadores com um nível de educação inferior (18% contra 17% dos trabalhadores empregados em todas as actividades económicas), trabalhadores estrangeiros (13% contra 8%) e trabalhadores jovens (9% contra 7%).
“Existem muitas formas de mantermos as pessoas neste setor, mas acredito que a questão de género é das mais importantes. Temos 58% de mulhere neste setor, como é que podem ganhar menos do que os homens?”, questiona.
No painel de discussão, ao qual se juntaram Judith Volker do projeto Magical Places e Eduard Müller, fundador da University for International Cooperation, Luís Araújo deixou algumas dicas para quem visita Portugal. “Façam perguntas”, resume. “Nunca perguntamos o suficiente. Temos que perguntar quantas mulheres trabalham ali. Quem é o chef de cozinha? É um homem ou uma mulher? Quem são as pessoas que me limpam o quarto? Estão a ser bem pagas?”.
Em jeito de conclusão, o presidente do Turismo de Portugal deixa a ideia de que sustentabilidade e turismo são duas ideias feitas para caminharem juntas. “Lembro uma frase do presidente do Uruguai que dizia que desenvolvimento não pode ir contra a felicidade humana. Proteger o planeta é trazer felicidade, e o turismo tem esse papel”.
A campanha “Going Car Free”, no Reino Unido, incentiva os condutores a trocar o carro por uma opção mais sustentável, a falar sobre o desafio
A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrar percursos mais sustentáveis no Google Maps. A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar as pessoas a
O projeto Pépedal conta agora com uma rede de parceiros locais que recompensam as crianças com produtos ou serviços em troca de pontos acumulados nas
Este artigo aborda uma ação que promove o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.