
BBC nomeia 25 destinos imperdíveis em 2025 com foco na sustentabilidade — Açores é um deles
Escolhidos a dedo por jornalistas da BBC e especialistas mundiais no domínio das viagens sustentáveis, estes destinos — nos quais se inclui os Açores —
O presidente do Turismo de Portugal esteve no Planetiers a falar sobre um turismo mais sustentável. “As pessoas são a base”, refere.
Luís Araújo não vê o futuro do turismo sem a palavra sustentabilidade agregada. No painel sobre “Inclusive Green Tourism”, a abrir o segundo dia de Planetiers, o presidente do Turismo de Portugal começou por dizer que a mudança não se dá tornando o hotéis mais ecológicos. “É preciso mudar a mentalidade de quem nos visita”, refere, fazendo uma referência à campanha “Tomorrow is today”, que foi difundida no ano passado como um “apelo à mobilidade, uma convocatória à união, à consciência coletiva e à vontade e responsabilidade destes destinos para protegerem aquilo que lhes foi atribuído pela natureza, que é essência da sua identidade”, pode ler-se no site oficial do Turismo de Portugal.
Para o responsável, o tema central deve sempre ser as pessoas. “Quando falamos de um turismo inclusivo e sustentável, esquecemo-nos de que as pessoas é que são a base”, salienta.
Luís Araújo lembra que o setor do turismo perdeu 50 mil pessoas para outras atividades. Para que isto não continue a acontecer, é preciso provar que esta carreira tem futuro. Como? “Mais benefícios e melhores salários”, lembrando que os dados sobre o emprego na área do turismo divulgados em 2020, e que mostravam que este setor empregou uma percentagem mais elevada de trabalhadores com um nível de educação inferior (18% contra 17% dos trabalhadores empregados em todas as actividades económicas), trabalhadores estrangeiros (13% contra 8%) e trabalhadores jovens (9% contra 7%).
“Existem muitas formas de mantermos as pessoas neste setor, mas acredito que a questão de género é das mais importantes. Temos 58% de mulhere neste setor, como é que podem ganhar menos do que os homens?”, questiona.
No painel de discussão, ao qual se juntaram Judith Volker do projeto Magical Places e Eduard Müller, fundador da University for International Cooperation, Luís Araújo deixou algumas dicas para quem visita Portugal. “Façam perguntas”, resume. “Nunca perguntamos o suficiente. Temos que perguntar quantas mulheres trabalham ali. Quem é o chef de cozinha? É um homem ou uma mulher? Quem são as pessoas que me limpam o quarto? Estão a ser bem pagas?”.
Em jeito de conclusão, o presidente do Turismo de Portugal deixa a ideia de que sustentabilidade e turismo são duas ideias feitas para caminharem juntas. “Lembro uma frase do presidente do Uruguai que dizia que desenvolvimento não pode ir contra a felicidade humana. Proteger o planeta é trazer felicidade, e o turismo tem esse papel”.
Escolhidos a dedo por jornalistas da BBC e especialistas mundiais no domínio das viagens sustentáveis, estes destinos — nos quais se inclui os Açores —
Leiria lançou a aplicação e site Mobis.Leiria que disponibiliza informação ao minuto sobre vários setores da mobilidade na cidade, desde o estacionamento, os autocarros ou
A transição dos moliceiros atuais para a versão elétrica abrange as 27 embarcações que atualmente operam na Ria de Aveiro e permitirá uma redução anual
Este artigo aborda uma ação que promove o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.