
Mês do Granel. Os 31 dias que mudarão o ano
O Mês do Granel encheu-se de eventos, conversas, workshops mas, mais importante, uniu uma rede de clientes e lojistas que só querem ver Portugal a
A iniciativa surge com o objetivo de tornar as escolhas de lixo zero mais conscientes e sustentáveis.
Está lançada a Liga-Ação, uma plataforma digital de gestão de comunidades dedicada à redução do desperdício. Ao perceberem que existem várias organizações, pessoas, projetos a lutar por um bem comum e com a visão de que juntos somos muito mais fortes, a associação Zero Waste Lab, a Circular Economy Portugal, a Maria Granel e a FOE Norway, criaram esta plataforma que une quem se preocupa com o movimento lixo zero, economia circular e o granel.
De acordo com estudo da ONU a nível mundial, 99% das compras acabam no lixo em menos de seis meses. Em Portugal, o Relatório Anual de Resíduos Urbanos de 2020 revela: cada português produz, em média, 1806 kg de resíduos por ano. Esta plataforma surge para influenciar processos de decisão pública e motivar mudança política em direção a um futuro mais sustentável e regenerativo. Pretende-se a dinamização do diálogo entre os participantes, a criação de grupos de trabalho estratégicos que facilitem a interação entre os vários atores da sociedade civil e os responsáveis públicos, para a elaboração de propostas legislativas concretas, e a promoção da literacia ambiental.
“Contabilizamos mais de 7000 ativistas, 90 organizações não governamentais ambientais, mais de 200 lojas de venda a granel, inúmeros movimentos formais e informais, dedicados aos diferentes espectros do ciclo de vida dos resíduos, e a consequência de enormes quantidades de lixo produzido. A Liga-Ação é um espaço para todas estas pessoas e organizações se encontrarem e trabalharem em conjunto de uma forma concertada e de impacto nacional.”, refere Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
Nesta fase de arranque, a Liga-Ação arranca com dois grupos de trabalho orientados por dois parceiros do projeto, o grupo de trabalho Granel (coordenado por Eunice Maia, co-fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia zero waste em Portugal) e outro dedicado à Reutilização e Reparação (coordenado por Lindsey Wuisan, da Circular Economy Portugal, entidade que promove a transição para uma economia circular em Portugal).
A Peggada já faz parte desta comunidade e convida-te a espreitar este projeto. Podes saber mais aqui.
O Mês do Granel encheu-se de eventos, conversas, workshops mas, mais importante, uniu uma rede de clientes e lojistas que só querem ver Portugal a
A semana de 19 a 27 de Novembro é para pôr toda a Europa a reflectir sobre o desperdício que provoca no dia a dia.
Neste projeto da Sumol+Compal, os mais novos tornam-se melhores cidadãos e verdadeiros agentes da mudança através de uma sensibilização interativa e jogos didáticos. A pensar
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.