Circularity Gap Report apela a políticas de economia circular
O Circularity Gap Report recomenda que se alterem as “regras do jogo” a favor das práticas circulares e propõe uma estratégia para desbloquear capital, implementar
A iniciativa surge com o objetivo de tornar as escolhas de lixo zero mais conscientes e sustentáveis.
Está lançada a Liga-Ação, uma plataforma digital de gestão de comunidades dedicada à redução do desperdício. Ao perceberem que existem várias organizações, pessoas, projetos a lutar por um bem comum e com a visão de que juntos somos muito mais fortes, a associação Zero Waste Lab, a Circular Economy Portugal, a Maria Granel e a FOE Norway, criaram esta plataforma que une quem se preocupa com o movimento lixo zero, economia circular e o granel.
De acordo com estudo da ONU a nível mundial, 99% das compras acabam no lixo em menos de seis meses. Em Portugal, o Relatório Anual de Resíduos Urbanos de 2020 revela: cada português produz, em média, 1806 kg de resíduos por ano. Esta plataforma surge para influenciar processos de decisão pública e motivar mudança política em direção a um futuro mais sustentável e regenerativo. Pretende-se a dinamização do diálogo entre os participantes, a criação de grupos de trabalho estratégicos que facilitem a interação entre os vários atores da sociedade civil e os responsáveis públicos, para a elaboração de propostas legislativas concretas, e a promoção da literacia ambiental.
“Contabilizamos mais de 7000 ativistas, 90 organizações não governamentais ambientais, mais de 200 lojas de venda a granel, inúmeros movimentos formais e informais, dedicados aos diferentes espectros do ciclo de vida dos resíduos, e a consequência de enormes quantidades de lixo produzido. A Liga-Ação é um espaço para todas estas pessoas e organizações se encontrarem e trabalharem em conjunto de uma forma concertada e de impacto nacional.”, refere Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
Nesta fase de arranque, a Liga-Ação arranca com dois grupos de trabalho orientados por dois parceiros do projeto, o grupo de trabalho Granel (coordenado por Eunice Maia, co-fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia zero waste em Portugal) e outro dedicado à Reutilização e Reparação (coordenado por Lindsey Wuisan, da Circular Economy Portugal, entidade que promove a transição para uma economia circular em Portugal).
A Peggada já faz parte desta comunidade e convida-te a espreitar este projeto. Podes saber mais aqui.
O Circularity Gap Report recomenda que se alterem as “regras do jogo” a favor das práticas circulares e propõe uma estratégia para desbloquear capital, implementar
Já não há desculpa para não comprar presentes em segunda mão ou para oferecer aquilo que nos foi oferecido mas que não vamos usar: um
A Zero, em parceria com Instituto Português do Desporto e Juventude, lança o Econtigo, um portal que te permite medir a pegada carbónica para ver
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.