Quais as cidades europeias onde é mais fácil viajar de forma sustentável?
O Smart City Expo World Congress olhou para as opções de transporte em mais de 20 cidades europeias. Londres, Amesterdão, Viena, Berlim e Helsínquia são
A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrar percursos mais sustentáveis no Google Maps.
A Google anunciou novas funcionalidades para ajudar as pessoas a aceder a mais informações sobre como viajar de forma sustentável. Tudo isto não acontece por acaso: na pesquisa Google, por exemplo, o interesse por carros elétricos aumentou +140% na Europa nos últimos cinco anos e o interesse por bicicletas elétricas duplicou. As pesquisas por viagens sustentáveis aumentaram 160% no mesmo período.
Agora, o utilizador poderá encontrar rotas mais convenientes de transporte público e a pé, ver alternativas a viagens aéreas e entender melhor as estimativas das emissões dos voos.
A Google Maps está a testar uma funcionalidade piloto que mostra sugestões das rotas de transporte público ou a pé junto às direcções de condução, caso os tempos de viagem sejam comparáveis e práticos. Nas próximas semanas, vão lançar este piloto em mais de quinze cidades do mundo, incluindo Amesterdão, Barcelona, Londres, Montreal, Paris, Roma e Sydney.
Alargaram também a funcionalidade que mostra horários e preços de comboios e autocarros de longo curso, juntamente com hiperligações para concluir a reserva. Isto vai começar já a ser uma realidade em 28 países em todo o mundo, incluindo Bélgica, República Checa, França e Alemanha, entre outros, para que em breve seja algo global.
Nos próximos meses, vão começar a usar tecnologia IA no Google Maps para descrever melhor a localização específica do carregador, com base em informações úteis de avaliações. Por exemplo, quando estiveres a dirigir-se para um posto de carregamento, poderás ver uma descrição detalhada, como “Entre no estacionamento subterrâneo e siga as placas em direção à saída. Pouco antes de sair, vire à direita”. Isto porque, por vezes, é difícil encontrar o local em específico, especialmente se for em parques de estacionamento com vários pisos.
Estão também a preparar outras formas de proporcionar informações úteis às pessoas, de uma forma rápida, sobre o carregamento de veículos elétricos. Por exemplo, se o utilizador estiver com pouca bateria na estrada ou precisar de recarregar enquanto faz algumas tarefas, poderá ver, em breve, os carregadores mais próximos no mapa do carro, apresentando informações em tempo real, como a disponibilidade de tomadas e a velocidade de carregamento. Esta atualização vai começar a ser implementada globalmente, começando, nos próximos meses, nos veículos com serviços Google integrados.
O Smart City Expo World Congress olhou para as opções de transporte em mais de 20 cidades europeias. Londres, Amesterdão, Viena, Berlim e Helsínquia são
O projeto “Neighbourhood in Bloom” foi lançado pelo município de Antuérpia para encorajar os residentes a dedicarem-se à jardinagem e à plantação de árvores, a
A Peggada destaca sete cidades verdadeiramente comprometidas com a sustentabilidade segundo o Índice Global de Sustentabilidade de Destinos. O Índice Global de Sustentabilidade de Destinos
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.