
Na Alemanha, fabricantes de plástico descartável vão pagar pela limpeza do lixo
O valor alcançado — que se espera que atinja os 450 milhões de euros anuais — será destinado à limpeza de ruas e parques. A
Grupos ambientalistas acusam a Danone de falhar em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica e negligenciar obrigações relativas a cuidados com o material.
A empresa francesa Danone está a ser processada por três grupos ambientais – a ClientEarth, a Surfrider Europe e a Zero Waste France.
As três organizações não governamentais acusam a empresa de negligenciar obrigações relativas ao cuidado com os plásticos, e afirmam que terá falhado em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica.
Segundo a reportagem do New York Times, a Danone é uma das dez empresas que mais polui o planeta com plástico. Estando a produção do material ligada à indústria dos combustíveis fósseis e ao aquecimento global, os três grupos ambientalistas pretendem que a empresa francesa cumpra com os deveres estipulados pela lei do país, que exige que grandes empresas declarem o seu impacto ambiental, processando-as se não o fizerem.
Apesar da lei francesa obrigar as empresas a medirem de forma mais consciente a utilização que fazem de plástico, a Danone falhou em fazê-lo, segundo a advogada de um dos grupos ambientais – ClientEarth. A empresa nega a acusação, afirmando que tem feito de tudo para reduzir o uso do plástico, esforça-se para reutilizá-lo e para integrar na produção formas alternativas ao material.
Em 2015, a indústria do plástico foi responsável por 4.5% de todas as emissões de gases de efeito de estufa. Contabilizando apenas a Danone, esta utilizou 750 mil toneladas de plástico em garrafas de água, recipientes para iogurte e outras embalagens em 2021.
Este processo poderá ser o início de uma preocupação maior relativamente à produção de plástico e consequente poluição do planeta, bem como alerta para a responsabilidade social das empresas face à crise climática.
O valor alcançado — que se espera que atinja os 450 milhões de euros anuais — será destinado à limpeza de ruas e parques. A
És fã da compra a granel e vives ou estás pela zona de Leiria? Reunimos cinco lojas que promovem este conceito de negócio e de
Este projeto tem como missão a promoção de hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui