É já este fim de semana que nasce a cidade que todos queríamos que fosse para sempre. São dois dias cheios de atividades e nós dizemos-te o que não podes perder na Cidade do Zero.
Chama-se Cidade do Zero e é a segunda edição de um evento que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.
São dois dias e 3500 metros quadrados cheios de atividades, que vão desde workshops, palestras, debates, showcookings, oficinas, e um mercado, com venda de marcas mais sustentáveis.
A Peggada, que também vai marcar Presença na moderação de um debate no domingo, fez uma análise do que por lá vai acontecer e selecionou aquilo que não vais mesmo querer perder.
Workshops:
Dia 16, 12h: Como deixar de ser plantassassino?
Orador – Sofia Manuel
Cuidar das suas plantas de casa parece uma missão impossível? Este workshop é para si!
A Tripeirinha vai dar dicas de poupança de água, cuidados de fertilização e truques de rega, sombras e sol que ajudam a prolongar a vida das suas plantas.
Dia 16, 14h: Compostagem e vermicompostagem em casa
Orador – Tiago Matos (Greentribe)
O objetivo é capacitar os participantes a entenderem como funciona a ciência da compostagem, como monitorizar os parâmetros essenciais para que o processo ocorra corretamente e como identificar e corrigir estes parâmetros quando se encontram desregulados.Ainda, os participantes irão aprender a construir um vermicompostor sem gastarem dinheiro e de forma Zero Waste.
Dia 17, 12h: Como transformar mobiliário: DIY Sustentáveis para uma casa criativa
Orador – Joana Laranjeira (Oda Joana)
Descubre o mundo criativo do DIY no nosso workshop ‘Transformar Mobiliário: Faça Você Mesmo de Forma Sustentável’. Aprende a dar uma nova vida a móveis antigos, explorar técnicas de pintura e reaproveitar com estilo.
Comida:
Nos dois dias vais ter a oportunidade de provar os petiscos preparados pelo Pequeno Café Bistrô, o Therapist e os Kitchen Dates. Haverá ainda vinhos da Mainova, kombuchas da Mai Kombucha e chás da Criatura.
Palestras:
Dia 16, 10h: Os desafios da alimentação sustentável em Portugal
Orador – Filipa Pimentel (Pingo Doce), Eunice Maia (Maria Granel), Luísa Almeida (Quinta do Arneiro). Moderação: Ana Varela
Como se alimenta uma população de 11 milhões de pessoas de forma democrática e sustentável?
Dia 16, 12h: Fazer Cidade: Refúgios Climáticos para Cidades Saudáveis
Orador – Manuel Banza
Como é que as cidades podem ser abrigo das pessoas? O que falta desenhar nas cidades para promover a relação com a natureza e as temperaturas amenas? Manuel Banza, cientista de dados especialista em mobilidade e desenho urbano para a sustentabilidade, explica-nos tudo sobre Refúgios Climáticos.
Dia 17, 10h: Reciclagem têxtil em Portugal
Orador – Ana Tavares (RDD), Carla Silva (Be@t). Moderação: Ana Varela
Como se processa a reciclagem de têxteis em Portugal? Que infraestruturas já existem e quais os principais desafios? Faça parte desta viagem pelo percurso de reciclagem de uma peça têxtil.
Dia 17, 16h: Circularidade, da Teoria à Prática
Orador – Inês Costa, Paulo Ferrão, Ricardo Morgado (LoopOS), Fátima Sani (Tomra), Luísa Magalhães (SmartWaste). Moderação: Marta Cerqueira (Peggada)
Depois de uma sessão mais académica sobre duas teorias economias para a circularidade e a sustentabilidade (a sessão anterior a esta, na mesma sala), coloca-se a questão: como se coloca a teoria em prática? Numa conversa entre académicos e empreendedores, compreendemos as oportunidades e desafios que este tipo de economias propõe.
Showcooking:
Dia 16, 11h: Showcooking: Meal Prep sem desperdiçar tempo e alimentos
Neste Showcooking, Sofia Magalhães vai ensinar algumas técnicas de Meal Prep, que nos vão permitir organizar as nossas refeições da semana em menos tempo, garantindo uma alimentação variada e evitando o desperdício alimentar.
Dia 16, 15h: Showcooking: Bolos vegan sem desperdício
Neste workshop, Nuno Mota (autor da página Alho Francês e dono da empresa de doçaria Vegan Damn Doughnuts), vai ensinar a fazer bolos vegan, aproveitando todas as partes dos alimentos.
Dia 17, 11h: Showcooking: Cozinha Vegetariana sem desperdício para bebés e pais
Este showcooking da Luísa Mafei vai ajudar a pensar em refeições para toda a família, os mais novos a ter uma relação saudável com a comida desde a mais tenra idade, incentivando hábitos mais sustentáveis a partir de refeições à base de vegetais.
Compras:
No mercado da “Cidade do Zero”, que vai reunir mais de 120 bancas, é possível encontrar marcas das áreas de moda (incluindo roupa, calçado, e acessórios e swimwear); de cosmética; para bebé e criança; especializadas em soluções de energias renováveis; de mobiliário e decoração; de jardim; de limpeza; e de comida & bebidas, sendo que algumas das marcas presentes vão ter coleções, preços e ofertas especiais.
J-UNK (calçado feito de mangueiras de bombeiros danificadas por incêndios); Reshape (peças únicas e artesanais de cerâmica feitas por reclusos e antigos reclusos), e a PlayUp (marca de roupa de criança) são alguns exemplos de marcas que vão estar presentes no mercado.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.