Alerta Porto! 6 negócios sustentáveis em Cedofeita
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
A Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha através da qual os munícipes podem doar objetos como eletrodomésticos, mobiliário e material informático para que sejam recuperados ou reparados e doados a instituições de cariz social.
A Câmara do Porto lançou a campanha de Natal “Para além de dar, já está a ajudar” para promover a doação de bens “em fim de vida”, como eletrodomésticos, mobiliários e equipamentos informáticos que podem ser recuperados ou reparados por “uma equipa especializada”. Os bens doados serão depois entregues a instituições de cariz social e/ou pessoas que deles necessitam.
Apesar de ter sido lançada na altura do Natal, a campanha continua e ainda vais a tempo de participar. Os munícipes podem entregar os seus bens no Ecocentro da Prelada, onde funciona o EcoPorto – Centro para a Circularidade da cidade do Porto, uma iniciativa da Porto Ambiente que promove a reutilização, reparação e recirculação de produtos e que é responsável pela campanha.
“Um trabalho em rede, possível fruto das parcerias com Instituições Sociais da cidade, Juntas de Freguesia, a Universidade do Porto e várias empresas ligadas à área da circularidade na cidade, que permitem que os ‘novos’ bens cumpram o seu fim solidário, melhorando a qualidade de vida de quem mais precisa”, explica a Porto Ambiente em comunicado.
Desde setembro, mês em que entrou em funcionamento, o EcoPorto já reparou mais de 250 objetos, maioritariamente cadeiras, aspiradores, microondas, candeeiros e estantes, “que, após reparados, foram entregues a instituições e munícipes, proporcionando uma segunda vida a produtos, que, de outra forma, seriam descartados”.
“Em menos de três meses, o trabalho das equipas permitiu evitar a emissão de cerca de 5,4 toneladas de CO2eq e a reutilização de 1,3 toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos e de mobiliário, promovendo a recirculação e prolongando o ciclo de vida dos materiais”, lê-se na nota de imprensa.
Além da entrega no EcoPorto, a autarquia disponibiliza ainda a recolha gratuita ao domicílio, que pode ser agendada através da Linha Porto pelo número 220 100 220.
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Lojas de roupa em segunda mão há muitas, mas estas marcam a diferença pela forma como se faz a compra. Em vez de uma etiqueta
A Câmara do Porto, em parceria com a startup especializada na venda de frescos Hortee, lançou uma aplicação pensada para tornar a compra de produtos
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.