
Jovens criadores vão a concurso transformar peças de roupa usadas em criações originais
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Uma pessoa pensa em Açores e, automaticamente, a cabeça enche-se de um verde e de um azul que, só por si, já podiam ser sinónimo de sustentabilidade. Já não é assim, até porque ao azul e ao verde juntamo-nos nós. Mas entre nós há quem prefira apostar em criar projetos sustentáveis, e é esse que vamos conhecer neste artigo.
Construída como uma quinta de família no início do século XVII, a Quinta do Bom Despacho foi totalmente remodelada em 2015 para proporcionar alojamento e eventos com certificação de sustentabilidade.
É lá que podes relaxar numa de duas salas comuns ou no jardim, nadar numa piscina biológica sem recurso a químicos, ter uma experiência única no jardim sensorial ou colher os seus legumes e frutas diretamente da quinta para cozinhá-los numa das duas cozinhas disponíveis.
Podem seguir o projeto no Instagram para saber quais os próximos eventos a acontecer na quinta.
Morada: Rua do Lagedo 62, 9500-213 Ponta Delgada
A Nieta Atelier cria protótipos e peças de design, desenvolvendo materiais que se harmonizam profundamente com os conceitos de upcycling e reciclagem.
A marca lança anualmente uma coleção “dentro de uma cabana” inspirada numa região com materiais e desperdícios locais.
Esta coleção é composta por desenhos exclusivos de novos materiais de construção, mobiliário, têxtil e peças decorativas.
Morada: TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, Sala 12
Canada de Belém, 9700-702 Angra do Heroísmo Portugal (escritórios)
Fundada em Março de 2001 por um grupo de 17 pessoas, a Cooperativa Bio Azórica – Produtos de Agricultura Biológica C.R.L., tem como principal objectivo o incentivo da produção e consumo de produtos biológicos, respeitando o ambiente e promovendo, assim, a conservação da Natureza e a biodiversidade.
Em 2012, abre o mercado biológico da Casa da Vitória. Atualmente funconam também com loja online e como distribuidores de produtos biológicos para todas as ilhas dos Açores.
Morada: Paúl da P. da Vitória
Horário: 10h – 18h. Fecha domingo e segunda
A Vida Nova – Vintage & Segunda Mão é um projeto dos sócios Ricky Henriques e João Oliveira, canadianos com raízes açorianas, focado em oferecer peças de roupa únicas e exclusivas, tanto para homem como para mulher.
T-shirts, camisolas, blusões, casacos, calças, calções, saias e acessórios são alguns dos artigos que podes encontrar na loja.
Morada: Solmar Avenida Center – Av. Infante Dom Henrique, 71, Ponta Delgada
Horário: 10h – 18. Sábado 12h – 16h. Fecha ao domingo
O Pico é o sítio ideal para quem procura um turismo sustentável. Na Baía da Barca tem acesso direto ao mar a partir do empreedimento, mas também pode desfrutar de uma pequena piscina natural.
Usam detergentes ecológicos, disponibilizam garrafas reutilizáveis, têm tanques reservatórios de água da chuva, para utilização em todo o complexo, entre muitas outras ações.
Morada: Lugar da Barca, 9950-303 Madalena, Pico, Portugal
Os alunos da Lisbon School of Design vão transformar peças doadas pelos funcionários do Banco Credibom em novas criações originais. Pode uma peça de roupa
Nova solução da EDP permite reduzir até 25% o consumo de energia da rede e é pensada para edifícios com boa exposição solar. A EDP
Este minerais, como o cobalto e níquel, são usados para fabricar, por exemplo, as baterias de carros eléctricos. Entrou em vigor esta terça-feira, dia 1
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)