
Chefs on Fire. Neste festival, os restos de comida transformam-se em energia
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
We didn't find any happenings mapped to your criteria.
Try the traditional search to find articles not yet mapped with RUA.
We didn't find any happenings mapped to your criteria.
Try the traditional search to find articles not yet mapped with RUA.
We didn't find any happenings mapped to your criteria.
Try the traditional search to find articles not yet mapped with RUA.
We didn't find any happenings mapped to your criteria.
Try the traditional search to find articles not yet mapped with RUA.
Depois de um julho já a meio gás e de um agosto totoalmente dedicado à arte do descansar, o país voltou ao ritmo de sempre e, diríamos mais, voltou em força.
É muita ideia armazenada, muita energia estagnada. Resultado? Setembro é o mês de todos os eventos. Sustentáveis e não sustentáveis, mas aqui queremos destacar os que têm a proteção do planeta e a mudança de hábitos como focos principais.
A Cidade do Zero está de volta, desta vez na Tapada da Ajuda, em Lisboa. Será um evento gratuito sobre sustentabilidade, alimentação, consumo e mobilidade. A programação inclui palestras, oficinas de reparação, aulas de culinária, trocas e vendas em segunda mão, e um mercado só com marcas éticas.
Consulta aqui o programa.
“Sem drama, mas com urgência” é o mote do BOIL – Climate Festival, um festival de motivação para a ação climática que, de uma forma positiva, participativa e experiencial, quer encorajar a mudança. A programação é composta por um percurso de instalações de arte inspiradas nos desafios climáticos; uma exposição sobre biodiversidade; um ciclo de cinema na Casa Cinema Manoel de Oliveira, talks e uma silent disco.
São três dias com atividades que inspiram e educam sobre práticas sustentáveis. O Greenfest Braga oferece uma plataforma para explorar e celebrar a sustentabilidade nas suas múltiplas dimensões, promovendo a consciência ambiental e o compromisso com um futuro mais verde e responsável.
O objetivo da Viagem pelo Clima é mostrar que possível viajar de norte a sul do país de forma sustentável e com maior impacto na comunidade. Ao longo de 14 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de norte a sul de Portugal, passando por nove municípios da forma mais sustentável possível e, principalmente, com o maior impacto positivo nas comunidades.
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia tem lugar de destaque. Acontece na Herdade do Freixo do Meio e podes saber mais sobre o evento neste texto da Peggada.
A Associação para a Promoção Solidária da Sustentabilidade na Mobilidade Humana – EcoMood Portugal vai promover mais uma vez a Semana Europeia da Mobilidade.
Este ano o tema europeu é Espaços Públicos Partilhados e os eventos são mais do que muitos:
8 set – Base Aérea de Sintra, Dia de Base Aberta com a presença de karts elétricos, além de bicicletas, trotinetes e automóveis eléctricos.
. 12 set – Parking Day na Bobadela, com atividades sociais, ambientais e culturais em lugares normalmente usados para estacionamento
. 13 set – Gaya Human Experience,com uma palestra sobre Mobilidade Integrada e Mentalidades Sustentáveis
. 14 set – Mobilidade Suave no Bobadela Vila Rock, um espaço com exposição e experimentação de bicicletas e trotinetas elétricas.
. 18 set – 2º Limpar o Tejo de Bicla, um passeio de bicicleta com recolha de resíduos, em Santa Iria de Azóia
. 20-22set – Festival FAVA, em Loulé, com a presença de veículos elétricos para sensibilizar a população para as potencialidades da mobilidade suave.
Dentro do mesmo festival, dia 21 há o Peddy Challenge, um passeio-mistério pedonal, com foco na mobilidade activa e na sustentabilidade
. 22set – Limpar o Lis de Biclia, uma acção de recolha de resíduos junto ao rio, utilizando bicicletas da plataforma municipal de partilha
. 28set – Greenfest Braga, com a presneça de veículos elétricos, incluindo a MariaBike, uma scooter elétrica made in Portugal.
. 27 – 29set – KidsKarts no evento Leiria Sobre Rodas. Presença de karts elétricos que as crianças podem experimentar enquanto aprendem noções básicas de mobilidade elétrica, energia renovável e de desportos motorizados sustentáveis.
. 13 out – Kidical Mass na freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela (Loures), um passeio/manifestação de bicicleta, feito para sensibilizar a população para a importância da mobilidade suave.
De 20 a 22 de setembro acontece em Loulé a maior feira ambiental e plant-based do país. Têm mais de 100 expositores, 15 restaurantes a confecionar no local e 50 atividades e espetáculos gratuitos a acontecer no recinto.
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
Ambientalistas, activistas, jornalistas, cientistas, legisladores, empreendedores e investidores. A ideia é juntar todos os que estejam interessados em criar um mundo melhor. O Ethical Assembly
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)