Manifesto pede alargamento da venda a granel à maioria dos produtos em 2025
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O selo é atribuído a empresas nacionais avaliadas por um painel de especialistas em sustentabilidade e consumidores.
A Escolha do Consumidor lançou a selo Escolha Sustentável, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica das empresas.
Todas as empresas no mercado nacional (independentemente do seu setor, dimensão e antiguidade) podem submeter a sua candidatura e, caso tenham uma classificação acima de 70%, receberão o selo Escolha Sustentável.
Os produtos, serviços ou medidas são avaliados em conjunto pelos consumidores (40%) e por um painel de especialistas em sustentabilidade (60%).
Este sistema de qualificação surge depois de um inquérito feito pela Escolha do Consumidor a 520 consumidores para compreender os hábitos de consumo sustentáveis em Portugal. O estudo mostrou que a incorporação de práticas sustentáveis é um tema cada vez mais relevante na vida dos consumidores e das empresas.
A maioria dos inquiridos (86%) admite estar disposta a alterar os seus hábitos de consumo para opções mais amigas do ambiente. Relativamente à criação de um selo que identifica produtos, medidas ou serviços sustentáveis, 71% dos consumidores acredita que a sua existência levaria as empresas a melhorar as suas práticas sustentáveis e 64% garante que influenciaria a sua decisão de compra.
“O Escolha Sustentável é uma oportunidade ímpar de as marcas darem a conhecer os passos que estão a dar nesta área, reconhecendo os seus produtos, serviços ou medidas sustentáveis. A metodologia é diferenciadora e rigorosa, na medida em que, à avaliação do painel de consumidores, acresce a avaliação de um painel de especialistas em sustentabilidade”, refere Teresa Preta, diretora geral da Escolha do Consumidor, em comunicado.
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
A Fashion Revolution Week arranca para dias que se enchem de talks, palestras, mercados de trocas e muitas ideias trocadas sobre a indústria da moda.
Mercados, lojas de produtos em segunda mão, mercearias a granel, startups de inovação social. Os projetos que nascem com foco na sustentabilidade ambiental e social
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.