Releaf Paper. Esta startup ucraniana fabrica papel sem cortar árvores
Na Releaf Paper, o papel é produzido a partir de folhas caídas em ruas e parques urbanos, que são transformadas em embalagens de papel sustentáveis.
Ler é um ótimo hábito, mas pode levar a compras desnecessárias e um acumular de livros em casa. No entanto, há forma de ser mais consciente na forma de continuar com esta prática tão rica. Dizemos-te como.
Para todos os que não conseguem viver sem livros, mas que lutam por ter uma vida sem grandes gastos — de dinheiro e de planeta — nada temam. Há formas de diminuir a nossa pegada ecológica também no que toca aos nossos hábitos de leitura.
Assim, e como não queremos que deixes de ler os teus autores favoritos, aqui ficam quatro dicas para teres hábitos de leitura mais sustentáveis.
Os processos de produção de papel e de impressão requerem gastos de água elevados e normalmente envolvem a utilização de tintas tóxicas para o planeta, pelo que tudo o que possamos fazer para diminuir a produção de exemplares em primeira mão é um bom começo. Comprar livros em segunda mão é uma oportunidade para descobrir os vários alfarrabistas, cabines de leitura e feiras espalhados pela tua área. Esta é também uma forma de apoiar o comércio local, comprando livros por preços mais baixos, e contactar com alfarrabistas apaixonados por livros.
Se pensarmos bem, os livros em segunda mão têm mais do que a história escrita em letras impressas. Dentro deles vivem também as histórias de quem os leu. Por isso, não te admires se encontrares dedicatórias ou notas tiradas por outros.
Se preferires fazer compras na internet, explora a Trade Stories, uma loja onine de livros usados.
Todos conhecemos (ou somos) a pessoa que acumula livros novos na mesa de
cabeceira. Os apaixonados por livros tendem a comprar novos livros antes sequer de terem lido as dezenas de livros novos que já inundam as suas prateleiras.
A esta tendência de nos sentirmos atraídos pelo que é novo simplesmente porque é novo tem o nome de neofilia e é o que acaba por espoletar um
consumismo desenfreado e pouco responsável.
Experimenta só comprar um novo livro quando acabares de ler os que já tens na prateleira.
Há um sentimento de posse muito associado aos livros, e há até quem não goste os emprestar nem de os pedir emprestados. Contudo, se
conheces algum amigo ou familiar próximo que tenha um gosto semelhante ao teu,
pede emprestado o livro que tanto te atrai ou confia os teus próprios livros às pessoas
que te são mais próximas. Essa experiência não só poupa recursos como pode ser
interessante, já que terás com quem trocar ideias sobre essas leituras. Esta sugestão inclui explorares as bibliotecas da tua área ou da tua faculdade para poderes requisitar e devolver livros.
Muitos são os que sofrem com o facto de ainda não terem encontrado um género literário que os atraia, o que faz com que acabem por não desenvolver hábitos de
leitura consistentes. Se te cruzaste com a Peggada é porque à partida tens algum interesse por temas relacionados com sustentabilidade e com a defesa do Planeta e terás interesse em ler mais sobre isso. Ao começares a ler sobre o tema verás que te vais cruzar com várias abordagens e autores que te vão ajudar a crescer como pessoa e com os quais te vais identificar mais ou menos. Ler com o propósito de sabermos mais sobre temas pelos quais nutrimos especial curiosidade pode ajudar-nos a estarmos mais preparados para sermos agentes de mudança nessa área. O importante é começar.
Na Releaf Paper, o papel é produzido a partir de folhas caídas em ruas e parques urbanos, que são transformadas em embalagens de papel sustentáveis.
Foram várias os livros lançados no mercado português em 2023 que colocam o tónico nas alterações climáticas e na necessidade de preservar o meio ambiente,
Para cumprir a meta de 75% até 2025, cada português terá de reciclar mais duas garrafas de vidro por mês. A reciclagem de embalagens em
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.