Onde depositar os medicamentos e as suas embalagens?
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
Será instalado um robô artificialmente inteligente na linha de rejeição de materiais finos, de maneira a evitar que os pequenos pedaços de plástico fujam ao processo de reciclagem.
A reciclagem de pequenos pedaços de plástico é difícil, uma vez que, quando soltos, podem escapar das máquinas que tratam os resíduos. Mas a Nestlé quer ultrapassar esta dificuldade, juntando inteligência artificial ao processo.
A Nestlé e o município espanhol de Valência estão a colaborar num projeto-piloto que usa inteligência artificial para aprimorar a recuperação e reciclagem de pequenas embalagens de plásticos, com o objetivo de testar soluções que facilitem a reciclagem de cápsulas, tampas e embalagens de iogurte.
Nos próximos meses, a implementação tecnológica terá lugar na fábrica de seleção e triagem de resíduos de embalagens da marca, em Picassent (Valência), ajudando a classificá-los para que possam ser “valorizados”. Segundo o comunicado de imprensa, “será instalado um robô artificialmente inteligente na linha de rejeição de materiais finos da fábrica, a fim de captar e extrair do fluxo de resíduos materiais pequenos materiais plásticos que podem ser utilizados para posterior reciclagem”.
Após a triagem, o processo segue uma lógica de economia circular, em que o material
recuperado é enviado para empresas de reciclagem para processamento. “O objectivo é obter um pellet que possa ser utilizado tanto como matéria-prima de segunda geração para a produção de novos objectos, como para obter novos plásticos reciclados exigidos pelo mercado”, lê-se no comunicado da marca.
Segundo Mireia Mollà, ministra regional da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Emergência Climática e Transição Ecológica, os benefícios do projeto são vários, incluindo a redução dos resíduos urbanos mistos, o aumento da separação e subsequente tratamento dos resíduos, e a promoção da educação ambiental.
A Câmara Municipal de Valência irá também gerir a incorporação no seu sistema de recolha dos produtos de pequena dimensão e materiais plásticos (destinados ao ecoponto amarelo), com o objectivo de aumentar a sua taxa de reciclabilidade, para promover uma gestão sustentável dos resíduos.
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
As Juntas de Freguesia que receberem mais Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Baterias serão premiadas. “Junta na Freguesia” é
Ainda que o óleo das conservas possa ser usado para consumo, há quem prefira não o consumir. Sabemos que pode surgir dúvidas na hora de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Este artigo aborda uma ação que promove a industrialização inclusiva e sustentável e fomenta a inovação. O ODS 9 também apoia uma maior adoção de tecnologias renováveis.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.