Com sobras e sem imaginação, eis algumas receitas que resolvem o assunto e garantem marmitas (pelo menos até nova carga de pratos na passagem de ano).
A prenda de Natal para os pais até pode ser um saco reutilizável para ir às compras, de modo a incentivá-los a aderir a práticas mais sustentáveis, mas não há como demove-los de fazer mais comida do que é necessária no Natal. Contra isso nada a fazer, só mesmo aproveitar as sobras e ao mesmo tempo inovar na cozinha.
Estas receitas podem dar-te uma ajuda. Basta para isso que pegues no que sobrou, desde as entradas às sobremesas, para ficares com marmitas para a semana que se segue.
Contudo, se não conseguires resistir a ver pela milésima vez o “Sozinho em Casa” em vez de cozinhar, não te esqueças de que o congelador pode ser um forte aliado.
O Bolo Rei (que é quase renegado na mesa dos doces) pode ser congelado e servido no dia dos Reis, 6 de janeiro, e o mesmo acontece com os legumes que serviram de acompanhamento e que, mais tarde, podem virar um salteado.
Ah, e se sobrou vinho guarda para os próximos cozinhados.
Ideias não faltam e nós deixamos algumas.
1. Croutons
Ingredientes:
— Pão seco
— Alho em pó
— Orégãos
— Azeite
Modo de preparação:
Pega no pão seco, corta em pedaços e junta alho em pó, orégãos e um fio de azeite. Envolve tudo, coloca sobre um tabuleiro de ir ao forno forrado com uma folha de papel vegetal e leva a tostar no forno pré-aquecido a 180°C.
Esta receita é do Instagram da nutricionista Cátia Macedo.
2. Croquetes de sobras do Natal
Ingredientes:
— 4 colheres de sopa de farinha
— 2 cebolas
— 1 ½ colher de sopa de açúcar
— 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre balsâmico
— 200 gramas de cogumelos
— 1 curgete
— 2 dentes de alho
— 30 gramas de manteiga
— 30 gramas de farinha
— 1 litro de leite
— Sal e pimenta, q.b.
— Pão ralado, q.b.
— 2 ovos
— Azeite, q.b
Modo de preparação:
Aquece azeite numa frigideira grande e funda, em lume brando. Corta as cebolas em rodelas finas e leva-as à frigideira até caramelizarem, mexendo pontualmente. Quando ficarem moles e douradas (geralmente, ao fim de 30 40 minutos), junta o açúcar e o vinagre. Continua a cozinhar em lume brando por mais uns 5 minutos, mexendo pontualmente. Quando o preparado ficar viscoso, retira do lume e reserva.
Corta o alho e os restantes legumes bem finos. Leva-os a saltear lentamente numa frigideira antiaderente, com um pouco de azeite, até estarem totalmente cozinhados e começarem a ficar dourados. Reserva-os.
Num tacho grande, derrete a manteiga até borbulhar. Junta a farinha e mexe até a mistura se despegar bem das laterais do tacho. Junta o leite, os legumes e a cebola e continua a mexer até ficar espesso e viscoso. Retira do lume e deixa arrefecer no frigorífico durante uma hora.
Depois de fria, molda a mistura em formato de croquetes. Mergulha-os um a um em ovo batido e passa por pão ralado.
Aquece azeite numa frigideira funda, em lume médio. Depois, frita os croquetes até ficarem com um tom castanho-dourado. Depois de fritos, coloca-os sob papel de cozinha, para absorver o excesso de gordura
Esta receita é do e-book da Too Good to Goo.
3. Aveludado de bacalhau
Ingredientes para aveludado:
— 2 cebolas
— 3 dentes de alho
— 1/2 alho francês
— 2 cenouras raladas
— 10 ml de azeite
— 200 gramas de bacalhau
— 200 gramas de batata assada
— 100 gramas de grão
— 20 gramas de pão ralado
— 40 gramas de coentros/salsa
— Pimenta/noz moscada
Ingredientes molho béchamel:
— 10 ml de azeite
— 20 gramas de farinha
— 100 gramas de grão
— 20 ml de leite/bebida vegetal
— Pimenta/noz moscada
Modo de preparação:
Numa panela, coloca a cebola picada, os dentes de alho, o alho francês e deixa estufar com o azeite. Adiciona o bacalhau já cozido, os espinafres, a cenoura ralada, os coentros/salsa e tempera com pimenta e noz moscada a gosto. No final, envolve a batata previamente assada no forno.
Para o molho béchamel, coloca azeite numa panela, misture a farinha, adiciona o leite e deixa levantar fervura sempre a mexer. Adiciona o restante grão, pimenta, noz moscada e tritura com uma varinha mágica até obter um molho aveludado.
Termina com pão ralado e coentros ou salsa frescos.
Esta receita é do chef Fábio Bernardino.
4. Hambúrguer de roupa velha
Ingredientes:
— 400 gramas grão-de-bico
— 400 gramas couve (sobras)
— 200 gramas bacalhau ou paloco (sobras)
— 200 gramas cenoura
— 200 gramas batata
— 40 gramas pão de mistura ralado
— 1 colher de sopa (10g) de azeite
— q.b. Pimenta
— q.b. Noz moscada
— q.b. Cebolinho
— 1 Folha de louro
Modo de preparação:
Começa por esmagar o grão-de-bico. Envolve com as sobras de peixe, couve e pão ralado, com a pimenta, noz moscada, cebolinho, folha de louro. Mistura tudo e molda até obter a forma de um hambúrguer.
Numa frigideira antiaderente, coloca um fio de azeite (1 colher de sopa) e limpa o excesso com papel absorvente. Passa os hambúrgueres na frigideira.
Por fim, acompanha com palitos de batata e cenoura assados no forno.
Esta receita é do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.
5. Quiche de legumes
Ingredientes para a base:
— 150 gramas de farinha de espelta (branca ou 1/2 branca e 1/2 integral)
— 50 gramas de azeite virgem extra
— 2 a 3 colheres de sopa de água fria (ou mais se necessário para ligar a massa)
— sal marinho e pimenta a gosto
— opcional – ervas aromáticas picadas (salva, alecrim, tomilho, etc.)
Ingredientes para a base para o recheio:
— 1 pacote de natas de soja — 200ml (ou outras que prefira)
— 1 ovo bio
— 1/2 cup de restos que tenha (exemplo: espinafres e batata doce salteados e dois pedaços de tomate seco picados)
— sal marinho a gosto
— pimenta preta a gosto
— 1 pitada de noz moscada
Modo de preparação
Para a base:
Numa taça, coloca a farinha e mistura com o azeite até ficar com uma consistência de areia molhada. De seguida, adiciona a água (1 colher de sopa de cada vez) para ligar a massa, até conseguires formar uma bola. Tenta trabalhar a massa o menos possível, quanto mais lhe mexeres mais quebradiça ficará. Coloca um pedaço grande de papel vegetal na bancada, polvilha com farinha e enfarinha também o rolo da massa. Transfere a massa para o papel e estende-a, deixando 2-3 mm de altura (não queremos uma massa demasiado fina senão não aguentará o recheio).
Agarra no papel e transfere-o com cuidado para uma forma de bolo com 22-24 cm diâmetro (podes em alternativa estender a massa na bancada e passá-la diretamente para uma forma baixa de quiche/tarte ajeitando posteriormente a massa com os dedos). Reserva no frigorífico e prepara o recheio.
Para o recheio:
Pré-aquece o forno a 180ºC. Mistura todos os ingredientes numa taça e bate com um garfo até ter uma mistura uniforme.
Assim que o forno estiver bem quente, deita o recheio por cima da base e leva ao forno por 25-30 min. ou até estar bem cozinhada no centro (faça o teste do palito). Em alternativa, assim que deitares por cima o recheio, cobre com película e congele.
Retira do forno, desinforma pegando nas pontas do papel vegetal e transfere a quiche para um tabuleiro ou tábua. Sirve quente.
Esta receita é do Blog da Spice.
6. Pudim de bolo-rei com chocolate
Ingredientes:
— Manteiga
—20 gramas de Bolo Rei
— 800 g licor
— 5 colheres de sopa chocolate preto Pingo Doce (ralado grosso)
— 150 gramas de ovos M
— 4 açúcar
— 2 colheres de sopa natas
— 3 embalagens de açúcar em pó
Modo de preparação:
Pré-aquece o forno a 180°C. Unta uma travessa quadrada com a manteiga. Coloca metade do bolo-rei cortado em fatias na travessa. Rega com metade do licor e polvilha com metade do chocolate preto. Faz outra camada de Bolo Rei, rega com o restante licor e polvilha com o restante chocolate preto. Numa taça, mistura os ovos com o açúcar e as natas. Rega o Bolo Rei com esta mistura. Deixa repousar 30 minutos. Leva ao forno cerca de 20 minutos ou até estar dourado. Serve decorado com o açúcar em pó.
Esta receita é do site do Pingo Doce.
7. Bolachas Rainha
Ingredientes:
— 200 gramas restos de bolo rainha (ou outro, seco)
— 100 gramas manteiga sem sal
— 100 gramas açúcar refinado
— 100 gramas açúcar amarelo
— 1 ovo L
—225 gramas farinha
—1 colher de chá extrato de baunilha
— ½ colher de chá sal
— 1 colher de chá fermento em pó
— Passas (opcional)
Modo de preparação:
No processador com lâmina, tritura muito bem o Bolo Rainha até ficar em areia. Junta a manteiga à temperatura ambiente, os açúcares, o ovo, o extrato de baunilha, o sal e o fermento em pó e tritura até ficar tudo bem ligado.
Finalmente, junta a farinha e tritura até a massa ligar.
Polvilha a bancada com farinha e coloca aí a massa, ligando-a até não colar aos dedos. Junta mais um pouco de farinha sempre que necessário.
Se optares por fazer também com passas, divide a massa em dois. Faz uma bola com a massa simples. À outra metade, junta uma mão cheia de passas. Coloca as duas massas em sacos ou envolvidas em película aderente e guarda-as no frigorífico até a massa endurecer.
Na hora de fazer as bolachas, retira as massas do frigorífico e coloca-as sobre a bancada polvilhada com um pouco de farinha.
Faz um rolo com a massa de passas e corta em fatias de cerca de meio centímetro.
Estende a massa simples com um rolo até ter uma espessura de meio centímetro (polvilha com farinha, se necessário) e usa o cortador de biscoitos para cortar a massa.
Coloca as bolachas sobre papel vegetal não untado num tabuleiro e leva a forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 a 12 minutos ou até dourarem. Se necessário, muda os tabuleiros de posição, a meio do tempo, ou roda-os, para dourarem por igual.
Retira do forno, deixa arrefecer e guarda numa caixa de biscoitos.
Esta receita é da página Cozinha e Bricolage – Clara de Sousa.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)