Lisboa. 8 projetos na Baixa-Chiado para um consumo mais consciente
Lisboa palpita a cada minuto, com projetos a nascer, outros a reinventar-se, e com cada vez mais focados num consumo mais consciente. Fizemos zoom na
Ali nas laterais da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, brotam projetos sustentáveis que merecem a nossa atenção. A Peggada usou a lupa no eixo Arroios-Anjos-Intendente e traz-te os restaurantes, lojas a granel, lojas de roupa e de produtos ecológicos que deves conhecer.
Das mãos da chef Romina Bertolini sai conforto, sabor, perícia e amor. Tudo ali é pensado para dar uma experiência sensorial aos cliente, e isso nota-se na música escolhida, na luz quente e na mistura de sabor que nos surpreende sempre.
O menu mexe consoante as estações e a organização na cozinha permite que não haja praticamente desperdício. Ainda assim, todos os verdes que não conseguem cozinhar são compostados na vinha que mantêm na Azambuja, até porque o vinho é outra das paixões de Romina e Ramon, o casal por detrás deste bistrô que, em Lisboa, junta no mesmo espaço o conhecedor de vinhos naturais, o foodie à procura de novas experiências e o vizinho que, todos os dias vai ali vai tomar o seu café.
Morada: Rua Carrilho Videira, 20B, 1170-079 Lisboa
Horário: 17h – 00h. Domingos 18h – 23h. Fecha segunda e terça.
Loja de moda swimwear e activewear de produção local, sustentável e ética. A missão é impulsionar a produção sustentável utilizando não só tecidos reciclados e reaproveitados de desperdício têxteis como também respeitando todo o processo de confecção e todas as pessoas que fazem parte dele.
Loja online aqui.
Morada: Rua de Ponta Delgada, 48A, 1000-243 Lisboa
Do menu do Gal fazem parte tostas, húmus, ciabattas, e pastelaria que vai variando, mas de onde faz sempre parte o já famoso pastel de nata ou os croissants. As panquecas — dos pratos mais pedidos — são altas, fofas e muito gulosas.
Para acompanhar, vinhos naturais, cerveja artesanal e café de especialidade.
É também um ponto de encontro para artesãos — com venda de produtos de cerâmica, fotografia e pintura — e também um espaço para eventos, como aulas de yoga, workshops e refeições especiais, como o caso da feijoada do Molina, que já ganhou fãs.
Morada: Rua do Forno do Tijolo, 54A, 1170-134 Lisboa
Horário: 9h – 17h. Domingo 9h – 15h
O Ecolongo é uma loja com produtos a granel e tantos outros que te ajudam a ter uma vida mais sustentável. Vendem detergentes a granel, utensílios de cozinha em madeira, sacos de tecido para granel, copos, buchas esfoliantes naturais, velas, cremes de massagem e até filtros de chá. Na mercearia, encontras farinhas, sementes e frutos secos e pão de fermentação natural.
Têm também uma cafetaria onde se pratica o zero desperdício. Por exemplo, ao fim de semana, servem um brunch personalizado, utilizando produtos da loja em vez de seguir um menu fixo.
Morada: Rua de Macau, 8B, Lisbon
Horário: 9h – 15h. Fecha à segunda.
A Rizoma Coop (Cooperativa Rizoma) é uma mercearia comunitária em Lisboa, onde existem produtos responsáveis a preços justos, de e para a comunidade.
Apoiam os produtores locais e garantem preços justos para consumidores e produtores sendo um intermediário sem fins lucrativos.
Morada: Rua José Estêvão 4, Lisboa
Casacos de pele, tops com lantejoulas, botas de cano alto e camisas havaianas. Dos anos 50 aos 90, as opções de marcas, estilos e peças são variadas na loja vintage que se localiza no coração da cidade de Lisboa.
Morada: Rua Maria Andrade, 43, Lisboa
Horário: 12h – 20h. Fecha ao domingo
É uma plataforma multi-marca, onde trabalham pessoas de diversas nacionalidades. Aqui, encontramos sobretudo imigrantes recém-chegados a Lisboa, encaminhados pelas diversas associações com que se cruzam à chegada, para encontrar na costura (ou na criação de azulejos) uma ocupação ou uma forma de recomeçar a vida, com real rendimento.
Aqui vais encontrar roupa, almofadas, lenços, malas, individuais de mesa. Tudo produzido pelas mãos destes artesãos e pensado em colaboração com o Instituto Renato Imbroisi.
Morada: Mercado do Forno do Tijolo, Loja 14, Arroios, Lisboa
Horário: 10h – 18h. Sábado 10h – 12h30. Fecha ao domingo
Lisboa palpita a cada minuto, com projetos a nascer, outros a reinventar-se, e com cada vez mais focados num consumo mais consciente. Fizemos zoom na
Leiria destaca-se no mapa de negócios sustentáveis da Peggada já com alguns projetos que merecem a nossa atenção. Lojas a granel ou de roupa em
No mapa de projetos sustentáveis da Peggada, Coimbra já vinha a acumular vários pontinhos. Achamos, por isso, que já merecia destaque no nosso site, para
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.