5 perguntas a uma startup sustentável: Quizzability
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o que os move e o que podemos deles esperar. Uma startup, uma entrevista, cinco perguntas.
Falamos com Ricardo Valadas, fundador da Reutilbox, uma startup que quer fazer do take away uma atividade sustentável. Criaram recipientes que podem ser usados mais de 300 vezes, e no seu fim de ciclo, serão reciclados.
É um sistema grátis para o utilizador, e os parceiros que adiram ao projeto serão vistos como exemplos a seguir no que toca à restauração mais sustentável.
1. Tens um parágrafo para nos apresentares o teu projeto. Força!
Na Reutilbox desenvolvemos tecnologia para a transformação da indústria de packaging, promovendo a sustentabilidade através da economia circular. O nosso sistema de tracking e depósito oferecem a conveniência certa para que embalagens reutilizáveis possam substituir gradualmente o uso de embalagens de utilização única, tanto para estabelecimentos takeaway, eventos, cantinas ou municípios.
Hoje fala-se muito em reduzir e em reutilizar, mas os estabelecimentos e as pessoas sentem-se perdidos sobre o assunto. Os estabelecimentos têm noção de que as embalagens descartáveis que diariamente fornecem contribuem para toneladas de lixo que podiam ser minimizados, mas não sabem como mudar este paradigma.
É aqui que entra a Reutilbox: todos os dias testamos e melhoramos o nosso sistema circular para que a reutilização seja fácil, conveniente e esteja ao alcance de todos.
Quando iniciámos o estudo do mercado e do estado da arte, verificámos estatísticas com números absurdos sobre a quantidade de embalagens descartáveis que após uma utilização terminam no lixo. Há um número que em particular nos é mais fácil de entender: aproximadamente 170kg é o que cada português descarta no lixo só em embalagens takeaway no ano de 2022.
É evidente que cada embalagem Reutilbox utilizada vai diminuir proporcionalmente este número.
4. Quais os maiores obstáculos de trabalhar nesta área?
Consciencializar estabelecimentos e pessoas sobre a importância da reutilização e a falta de legislação são os dois maiores obstáculos.
5. Qual a conquista que de que mais te orgulhas enquanto líder desta startup?
O ir muito para além da tecnologia e do que os outros fazem. Falamos muito com os nossos estabelecimentos, com os seus clientes, e escutamos as suas dificuldades.
Orgulhamo-nos de neste momento um cliente demorar em média 10 segundos para levar a sua refeição nas nossas Reutilbox’s, quando noutros sistemas o tempo pode chegar aos 5 minutos ou mais. O que nos motiva é que ainda assim existem muitos desafios pela frente: e novidades para breve também!
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o
Uma startup americana, financiada por Bill Gates, criou uma manteiga feita utilizando apenas dióxido de carbono e hidrogénio. O resultado é uma pasta rica em
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.