Lisboa. 8 projetos na Baixa-Chiado para um consumo mais consciente
Lisboa palpita a cada minuto, com projetos a nascer, outros a reinventar-se, e com cada vez mais focados num consumo mais consciente. Fizemos zoom na
Não precisamos de ir até às grandes cidades para encontrar bons exemplos. Aliás, o contacto mais próximo com a natureza é o cenário ideal para inspirar quem quer começar um projeto mais sustentável. Ponte de Lima é exemplo disso e entre restaurantes cabazes e hotéis, trazemos-te 5 espaços sustentáveis para conheceres nesta região do Alto Minho.
A Travessia do Sol é um espaço seguro para todos os géneros, sexualidade, etnia e estatuto social. O importante é que estejam preparados para uma imersão na natureza num espaço pensado ao pormenor para ter o menor impacto possível na sua gestão.
Neste alojamento local em Ponte de Lima, quase 50% dos vegetais e frutas vêm da sua própria horta biológica e que segue os princípios da permacultra. Os hóspedes são até convidados a participar no cuidado da horta, com o objetivo de levarem de lá a vontade de fazerem os seus próprios cultivos em casa.
A casa é aquecida por painéis solares e a água das chuvas e da piscina é tratada e aproveitada para a casa e para a rega.
Morada: Rua da Quinta do Sol, 170, 4990-645 Gemieira, Ponte de Lima
O Orelha d’Elefante é um restaurante 100% vegetariano que veio revolucionar a forma mais tradicional como se come no Alto Minho. Além de um menu sazonal e feito com produtos locais, privilegiam as reservas para que nada seja desperdiçado. As sobremesas são um pecado e sem espaço para açúcares e farinhas refinadas. Organizam workshops para espalhar a mensagem de que é possível fazer em casa as delícias servidas no restaurante. O melhor é mesmo segui-los nas redes sociais para estar a par dos menus diários e das datas dos workshops.
A Peggada já visitou o Orelha e conta-te a experiência nesta reportagem.
Morada: Travessa de São Gonçalo 4990-150 Ponte de Lima
Horário: segunda a sexta 12h – 15h. Sábados abertos para eventos ou formações.
Villa D’Aurora Country Suites tem quatro suites privativas, perto de Ponte de Lima. Tem piscina exterior de água salgada, bicicletas gratuitas e uma forte componente sustentável: é da horta que vêm os legumes que servem nas refeições, preferem o digital ao papel e por cada 100 hóspedes, plantam uma árvore.
A Peggada já esteve no Villa D’Aurora e conta-te tudo nesta reportagem.
Morada: Rua da Insuela nº 170, Insuela, 4990-400 Ribeira Ponte de Lima
A Ingrediente Positivo é uma exploração agrícola situada em Ponte de Lima.
É lá que produzem hortícolas em modo biológico, acompanhadas pela certificadora Kiwa Sativa que controla e certifica produtos de acordo com a ISO/IEC 17065.
Com apenas 1.5 hectares, cultivam frutas e legumes de qualidade, esforçando-se para oferecer um bom preço, democratizando assim o biológico.
Preparam cabazes personalizados, que os clientes podem receber em casa ou recolher em mãos (com 10% de desconto).
Morada: Rua da Vacariça, Nº 616, Refoios do Lima, 4990-703 Ponte de Lima
A Quinta do Ameal é o sítio ideal para quem gosta de vinho e de aventura. Além das visitas às vinhas e adegas e das provas de vinho, pode experimentar um conjunto de actividades, como passeios guiados de kayak no rio, bicicleta, river trekking e percorrer a ecovia do rio Lima a partir da Quinta.
O caminho da sustentabilidade está a ser percorrido, com a escolha de amenities eco-friendly e nacionais, mais opções vegetarianas ao pequeno-almoço, mais produtos locais e biológicos e menos descartáveis no geral.
Morada: Refóios do Lima, 4990-707 Ponte de Lima
Lisboa palpita a cada minuto, com projetos a nascer, outros a reinventar-se, e com cada vez mais focados num consumo mais consciente. Fizemos zoom na
Leiria destaca-se no mapa de negócios sustentáveis da Peggada já com alguns projetos que merecem a nossa atenção. Lojas a granel ou de roupa em
No mapa de projetos sustentáveis da Peggada, Coimbra já vinha a acumular vários pontinhos. Achamos, por isso, que já merecia destaque no nosso site, para
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.