O que fazer aos sapatos que já não uso?
Seja porque já não servem, já se estragaram ou porque simplesmente deixamos de gostar assim tanto deles. Quando os sapatos chegam ao fim de vida,
Localizar o ecoponto mais próximo e oferecer uma experiência otimizada para pessoas daltónicas e com deficiência visual são algumas das novidades da WasteApp.
A aplicação WasteApp foi atualizada para simplificar a reciclagem de diversos tipos de resíduos. Com a introdução de novas funcionalidades, a app vem facilitar o acesso à informação e mobilizar os cidadãos para a separação das embalagens, contribuindo para uma economia circular.
A app foi lançada pela Quercus em 2019 como plataforma de informação acerca dos destinos de vários resíduos e dos espaços ou equipamentos existentes para o seu descarte.
Agora, graças à parceria com a Sociedade Ponto Verde, a WasteApp mostra todos os pontos de recolha num mapa interativo, indica em que ecoponto deve ser depositada cada embalagem e localiza aqueles que se encontram mais próximos do utilizador.
“A quantidade de resíduos produzidos e o facto de uma parte significativa do que é reciclável ter ainda como destino final o aterro ou a incineração, vai levando à necessidade de alargar estas soluções”, aponta Alexandra Azevedo, Presidente da Quercus.
A app permite ainda adicionar novos ecopontos que não estejam identificados, avaliar os contentores, verificar se a localização do utilizador é abrangida pelo sistema de recolha porta-a-porta e avaliar a experiência na reciclagem, através de uma nova funcionalidade de reporte sobre a qualidade do serviço prestado pelos operadores.
A nova versão está disponível em português e inglês, facilitando a aprendizagem das regras de separação pelos turistas e estrangeiros, que, como são cada vez mais, trazem desafios à capacidade de gestão dos resíduos dos municípios. A WasteApp 2.0 também é mais inclusiva, estando otimizada para daltónicos e pessoas com deficiência visual.
“A conveniência é um fator fundamental para se conseguir aumentar as taxas de reciclagem das embalagens. A WasteApp responde a esse desafio, de forma prática e rápida e os utilizadores podem ver respondidas as suas dúvidas na separação, saber o ecoponto mais próximo e avaliar a experiência nesse contentor”, refere Ricardo Sacoto Lagoa, Coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde.
A WasteApp pode ser utilizada através da internet ou da app (disponível tanto para Android como para IOS), começando por responder à pergunta inicial “o que pretende deitar fora?”.
Através da aplicação, os utilizadores contribuem para a melhoria do serviço de recolha seletiva dos ecopontos, a cargo dos municípios e das empresas plurimunicipais.
“Melhores hábitos de reciclagem e um consumo ecointeligente são essenciais para reduzir o volume de resíduos produzidos e permitir que os aterros mantenham por mais tempo a sua capacidade, condição fundamental para minimizar os impactes ambientais e os riscos para a saúde pública. Os nossos parceiros são fundamentais para a concretização destes objetivos e esta nova versão é o resultado desse esforço conjunto. Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, da Fundação Vodafone, da ERSAR e do nosso parceiro tecnológico, Next Reality, a WasteApp evoluiu para uma ferramenta mais robusta, com novas funcionalidades que acreditamos irão fazer a diferença na melhoria do serviço prestado à população”, afirma Alexandra Azevedo.
Seja porque já não servem, já se estragaram ou porque simplesmente deixamos de gostar assim tanto deles. Quando os sapatos chegam ao fim de vida,
A resposta certa é: nenhum! A loiça que já não usamos ou que está partida não vai para o ecoponto, mas também não deve ser
É porque temos demasiados, ou porque deixam de ser antiaderentes. Porque partimos as asas, ou simplesmente porque procuramos novos. Na hora de deixar ir as
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.