A confirmação que todos esperávamos: Portugueses não se importam de receber presentes em segunda mão
Já não há desculpa para não comprar presentes em segunda mão ou para oferecer aquilo que nos foi oferecido mas que não vamos usar: um
A época natalícia aproxima-se e com ela aquele consumismo típico e que, infelizmente, tão bem podia ser substituído pela presença. Deixamos-te várias sugestões para trocares os presentes embrulhados pro aqueles que só pedem a tua companhia.
Numa sociedade que desafia cada vez mais a nossa capacidade de expandir as horas do dia, arranjar tempo para as pessoas das quais mais gostamos é o maior presente que podemos oferecer.
Vamos então fazer um Natal diferente? Sejamos a pessoa que oferece um vale de “Quero-Imenso-Brunchar-Contigo”, de “Bora-Comprar-Bilhetes-Para-a- Cinemateca”, de “Tenho-Uma-Cesta-de-Piquenique-Que-Precisa-De-Ser-Usada”, de “Já- Alguma-Vez-Foste-Ver-As-Estrelas?”, de “Aquele-Workshop-de-Massa-Fresca-Só-Faz-Sentido-Contigo”.
Oferecer tempo e experiências em vez de objetos materiais aleatórios faz ainda mais nestes Natais pós-pandémicos, que devemos encarar como a desforra dessa ausência de contacto humano a que fomos obrigados.
A Peggada deixa-te algumas sugestões de como podes oferecer o teu tempo e disponibilidade este Natal:
1. Um vale de “Bora Jantar?”
Uma experiência gastronómica no restaurante vegetariano Orteá. Vê aqui a lista de restaurantes que a Peggada criou, todos com preocupações ambientais no menu.
2. Um vale de “Adorava conhecer Portugal contigo”
Um fim de semana fora no Chão do Rio – Turismo de Aldeia, um alojamento sustentável junto da Serra da Estrela, por exemplo. Descobre mais opções na lista de alojamentos selecionados pela Peggada.
3. Um vale de “Que tal hoje não ser Netflix & Chill?”
Uma sessão de cinema num cinema cheio de história. A Cinemateca, o Cinema Ideal, ou até o Cinema Nimas, são espaços que fazem de uma ida ao cinema algo ainda mais especial.
4. Um vale de “Não passa deste ano irmos fazer um Piquenique”
Um piquenique num parque. O Jardim da Estrela, a Ribeira das Naus, o Guincho, o Anfiteatro Keil do Amaral em Monsanto, ou a Quinta do Pisão em Cascais são locais convidativos à prática de estender a toalha e petiscar.
5. Um vale de “Vai um trilho?”
Uma caminhada fora da cidade. Portugal está repleto de trilhos que são na realidade uma experiência de emersão na natureza. Sintra, Cascais, Monsanto, Serra da Estrela, Gerês oferecem uma série de percursos pedestres de tirar o chapéu. A Rota das Quintas em Cascais ou os percursos pedestres da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´arcos perto de Ponte de Lima são excelentes exemplos de caminhadas que valem a pena.
6. Um vale de “One Workshop a Day Keeps the Doctor Away”
Uma oportunidade para aprender algo novo. Atualmente há workshops para todos os gostos: para aprender a compostar, a ter uma horta na varanda, a fazer massa fresca, a tricotar uma camisola. Para além disso, se és a pessoa que faz o melhor caril vegetariano do teu grupo de amigos, que faz surf como quem anda de bicicleta, ou que faz chapéus de crochet invejáveis, pensa em oferecer esse conhecimento aos teus amigos e familiares que estejam interessados. Descobre mais aqui.
7. Um vale de “Sabes quem é que vem tocar a Portugal?”
Um bilhete para um concerto é sempre uma forma de apoiarmos os artistas que admiramos e, ao mesmo tempo, garantir momentos de diversão.
8. Um vale de “Está bem, os primeiros seis meses são por minha conta”
A subscrição de algo. Um par de peúgas custa tanto quanto a subscrição de várias plataformas de informação e entretenimento. Subscrever um jornal, uma plataforma de entretenimento, o canal de Patreon de um artista que admires. São presentes acessíveis e que apoiam o trabalho de jornalistas, criadores de conteúdo e artistas.
Fica atento à Peggada para conheceres mais exemplos de como podes oferecer o teu tempo e evitar o desperdício e o consumo excessivo nesta época natalícia.
Já não há desculpa para não comprar presentes em segunda mão ou para oferecer aquilo que nos foi oferecido mas que não vamos usar: um
Se te faltam ideias e tempo, eis algumas sugestões que deixam todos felizes: o presenteado e o planeta. Faltam poucos dias para a véspera de
Podes não acreditar, mas numa simples ida ao supermercado despachas o presente para o sobrinho, mãe e avô. Só tens de espreitar as nossas sugestões.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.