
Governo cria observatório nacional para combater pobreza energética
Até 2050, a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética quer reduzir para menos de 1% a percentagem de portugueses sem
Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos o país multiplica-se em iniciativas de sensibilização para esta temática. A Peggada analisou a lista e fez uma seleção, abrangendo temáticas que vão desde a compostagem até à recolha de têxteis.
Está prestes a começar mais uma Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Este ano acontece de 18 a 26 de novembro e tem como tema as embalagens, e percebe-se porquê: em 2020 a União Europeia produziu um total de 79,3 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o que corresponde a 177 kg por pessoa. As embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado na UE.
Tal como explica a Agência Portuguesa do Ambiente, esta semana foi criada para alertar para o uso excessivo de embalagens e mudar hábitos, promovendo a reutilização de embalagens e a adoção de práticas mais sustentáveis, de forma a reduzir o seu consumo excessivo.
“Salientar que embora as embalagens de plástico, pelas características específicas deste material, sejam alvo de uma preocupação acrescida, é importante ter em mente que o objetivo principal é mesmo reduzir a produção de resíduos de embalagens, sejam de plástico, papel, madeira ou qualquer outro material. A eliminação de embalagens desnecessárias e o recurso ao reutilizável, sempre que possível, será a melhor solução e não a substituição de embalagens descartáveis de plástico, por embalagens descartáveis de papel ou tecido”, refere ainda a Agência.
Esta será uma semana cheia deações desenvolvidas por cidadãos, indústria, estabelecimentos de ensino, ONG’s ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa, não só durante aquele período, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.
A Peggada fez o levantamento dos eventos e ações a acontecer em Portugal nos próximos dias:
. Veste o Ambiente. A ideia é selecionar uma peça de vestuário em fim de vida, que não se encontre apta para reutilização, e dar-lhe uma nova vida e significado. Esta peça (pode ser uma camisola, um casaco, uma t-shirt,…) deve ser personalizada com o tema “O impacto negativo das alterações climáticas”. Podem ser utilizados outros materiais, desde que de forma responsável. Sabe mais aqui.
. Bom Aproveito. Com a missão de reduzir a quantidade de alimentos não utilizados na Praça de Alimentação do MAR Shopping Matosinhos, os visitantes recebem gratuitamente recipientes para take-away, que permitem levar para casa as sobras da refeição de forma cómoda, ajudando assim a evitar o desperdício alimentar.
. Redução das embalagens na Universidade dos Açores. Contactos feitos com os Serviços de Ação Social da Universidade dos Açores para reduzir as embalagens, colocando à venda água em garrafas de vidro e colocando nas máquinas de café automáticas a possibilidade de inserir o seu próprio recipiente.
. O projeto “Compostar é valorizar” em Torres Vedras consiste na participação na sessão de compostagem onde os participantes recebem um compostor doméstico e um guia prático para realizarem o processo em sua casa.
. “Ecoponto Descomplicado” é o desafio lançado a todas as escolas do concelho da Moita, para a elaboração de ecopontos domésticos construídos a partir de materiais reciclados, fáceis de usar, criativos e que ocupem pouco espaço.
. Vila Real. Serão instaladas cinco máquinas de recolha de embalagens, e será colocado um contentor para a recolha dos têxteis. Pela sua participação cada escola receberá um compostor e as escolas que mais embalagens e têxteis entregarem receberão uma visita de estudo ao Centro de Triagem de Bigorne, para duas turmas.
. “A Brincar dos resíduos vamos tratar”, é uma inicativa da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Monte Redondo. As crianças serão desafiadas a levar um resíduo de casa para a escola e em conjunto com as monitoras do serviço vão criar com esse resíduo um porta-chaves original para oferecer a um elemento da sua família.
. Wat@rt Calendar. Os alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão, já limparam a praia e tiraram fotos. Com o lixo recolhido criaram obras de arte. Com as fotografias farão um calendário. O calendário será vendido e o dinheiro será destinado a uma instituição de solidariedade social ou a uma ONG.
Podes consultar a lista completa de eventos no site oficial da iniciativa e também na agenda de eventos da Peggada.
Até 2050, a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética quer reduzir para menos de 1% a percentagem de portugueses sem
O santuário permitirá conservar a população residente de mais de 200 cachalotes ao largo da ilha caribenha Dominica e sequestrar carbono no fundo do oceano.
A Biovilla é uma cooperativa que sonha no coletivo. Todos fazem tudo, até porque o objetivo é manter vivo um espaço que é alojamento, mas
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.