Lisboa recebe uma corrida pelos oceanos, mas são várias as modalidades válidas. Sabe como participar.
O movimento global Run For The Oceans está de volta pelo 5º ano, uma vez mais para aumentar a consciencialização sobre a ameaça da poluição de plásticos nos oceanos e inspirar ações positivas através do desporto. Esta iniciativa é promovida pela Adidas e pela Parley, uma organização sem fins lucrativos dedicada à educação, sensibilização e conservação dos mares e da vida marinha, com raio de ação desde a Argentina até à Austrália.
No próximo dia 7 de junho, poderás juntar-te a uma corrida pelos oceanos num evento especial aberto ao público, com ponto de partida no Estádio da Luz, em Lisboa. A atividade é organizada pela comunidade da Adidas Runners Portugal e pretende angariar e converter o máximo de quilómetros em sustentabilidade, através da aplicação Runtastic. Por cada 10 minutos a correr ou a praticar outra atividade desportiva, a Adidas e a Parley recolhem o peso equivalente a uma garrafa de plástico de praias, zonas costeiras e ilhas remotas antes de chegar aos oceanos (até um máximo de 250 000 kg). O plano de treino é de uma hora e terá quatro momentos (aquecimento, corrida, circuito de exercícios e alongamentos e relaxamento muscular) com direção desportiva a cargo dos embaixadores da marca.
Para quem não conseguir estar presente no evento, também poderá apoiar a causa, em grupo ou individualmente, monitorizando as suas atividades cardio nas apps Runstastic, Joyrun, Codoon, Yeudongquan ou Strava, até ao dia 8 de junho.
Para registar os treinos, basta descarregar a aplicação Adidas Runtastic (Corrida com adidas Running), ir ao separador comunidade e, de seguida, carregar no desafio Run For The Oceans. Para participar no evento, é só entrar em “Próximos Eventos” e aderir ao “Run For The Oceans Estádio da Luz”.
Em 2022, este movimento é mais inclusivo, permitindo a participação através de uma diversificação de atividades relacionadas com a corrida – passeio, caminhada, caminhada nórdica, passadeira, elíptica, ténis, futebol, trail running, golfe, subir escadas, atletismo, basquetebol, squash, ténis de mesa, voleibol, futebol americano, andebol, padel, basebol, atividades em cadeira de rodas, voleibol de praia, rugby, críquete, frisbee, hóquei em campo, plogging, lacrosse e corridas virtuais também contam para fazer a diferença coletiva.
Ainda vais a tempo de participar. Toda a comunidade desportiva está convidada a proteger os oceanos dos resíduos plásticos, passo a passo, garrafa a garrafa. Todas as informações podem ser encontradas no site oficial do movimento.