Lisboa palpita a cada minuto, com projetos a nascer, outros a reinventar-se, e com cada vez mais focados num consumo mais consciente. Fizemos zoom na zona da Baixa-Chiado do mapa da Peggada e trazemos-te os melhores negócios sustentáveis que deves conhecer:
A comida no Kong é de conforto e a prova de que com vontade, e originalidade, os sabores não se perdem ao trocar um prato tradicional por um em versão plant based.
Há bitoque e francesinha de seitan, hambúrguer com batatas fritas e croquetes de alheira e uma lista de sobremesas de fazer subir os níveis de açúcar só de ler.
Tudo no Kong é vegan e dão primazia a produtos biológicos. Mas há mais pormenores que o fazem estar presente na lista de restaurantes sustentáveis da Peggada: são verdadeiros ativistas pela causa animal e pelo combate às alterações climáticas, as mesas do restaurante foram feitas a partir de madeira e não servem água engarrafa — mesmo a gaseificada é filtrada e servida em garrafas de vidro.
Morada: Rua do Corpo Santo, 2, 1200-129 Lisboa
Horário: 12h-23h. Fecha ao domingo
2. Casa Macário
Situada em plena Rua Augusta, a Casa Macário, fundada em 1913, é uma loja especializada em vinhos, cafés, chás e chocolates. O aroma do café acabado de moer é uma das características inconfundíveis deste estabelecimento e que, tal como vários outros produtos, pode ser comprado a granel.
Morada: Rua Augusta 272, 1100-052, Lisboa
Horário: 10h-18h. Fecha ao domingo
3. Organii
Morada: R. Anchieta 9, 1200-445 Lisboa
Horário: 10h30-14h, 15h-19h
4. Casa Pereira da Conceição
A Casa Pereira da Conceição, fundada em 1933, dedica-se à venda de chás, cafés, bules, cafeteiras, louças e leques. A beleza deste pequeno recanto é indescritível e convida-nos a viajar no tempo. Com quase nove décadas de história, é uma das casas de Chá e Café mais tradicionais de Lisboa, e com muitas opções a granel.
Morada: Rua Augusta 104, 1100-053, Lisboa
Horário: 10h-21h
A marca ISTO apresenta uma única coleção intemporal de roupa para homem, feita de materiais orgânicos e naturais.
Aqui não existem coleções sazonais, o objetivo é a qualidade acima da quantidade. A marca defende a importância de estimar as roupas para que sejam duradouras e possam cumprir as nossas necessidades reais diárias.
Morada: Rua Nova da Trindade, 22E, 1200-235 Lisboa
Horário: 11h-20h
6. Prado
No Prado ninguém está preso a ementas fixas nem a menus pré definidos. Quem manda é a natureza, que chega à mesa em forma de ingredientes nacionais, sazonais e frescos.
A carta é tão volátil que não só muda de um dia para o outro, como é capaz de encontrar diferenças entre os pratos do almoço e do jantar. Para acompanhar, vinhos exclusivamente orgânicos, biodinâmicos e naturais.
Morada: Travessa Pedras Negras 2, 1100-404 Lisboa
Horário: quinta, sexta e sábado 12h-17h, 19h-01h. terça e quarta 19h-01h
7. Flamingos Vintage Kilo
Na Flamingos Vintage Kilo, quem dita os preços é a balança. As peças são em segunda mão, criteriosamente escolhidas para quem gosta de encontrar pequenos tesouros para vestir.
Existe também uma loja online, na qual vendem acessórios — brincos, anéis, colares e óculos de sol — e também algumas peças de roupa.
Morada: Rua dos Douradores 168, Lisboa
Horário: 11h-20h. Fecha ao domingo
8. Outra Face da Lua
A Outra Face da Lua é um espaço onde a roupa vintage é muito mais do que uma tendência. É uma solução de consumo ético e sustentável, essenciais para o futuro do nosso planeta.
Morada: Rua da Assunção 22, Lisboa
Horário: 10h-18h. Fecha ao domingo
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)