No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
O projeto Let’s Swap, que há muito se dedica aos mercados de trocas, decidiu dar um passo em frente criando o Let’s Repair. Agora querem ver a comunidade a reparar e transformar a sua roupa.
O nome Let’s Swap não te deve soar estranho. Afinal, andam pelo país a dinamizar mercados de trocas de roupa, para que aquela que tens em casa ganhe outra vida e consigas remodelar o guarda roupa sem ter que comprar novo.
Até ao momento, o movimento Let’s Swap organizou 136 mercados, onde foram trocadas 36,555 peças de roupa e 3,436 livros, evitando o desperdício de 22,540 kg.
Agora, este projeto decidiu criar uma outra vertente, desta vez dedicada à reparação. O Let’s Repair nasceu para que cada um consiga fazer mais com o que tem em casa.
“O Let‘s Repair é mais do que apenas um projeto, é um movimento em direção ao empoderamento e capacitação. Convidamos a nossa comunidade a abraçar a arte de remendar, alterar e apreciar as suas roupas. Através de workshops práticos, conversas esclarecedoras e dicas úteis, capacitamos os indivíduos a assumirem o controlo dos seus guarda-roupas e a abraçarem a beleza da longevidade”, explica a equipa, em comunicado.
Numa parceria com a Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios, alguns dos mais recentes mercados de trocas organizados pela Let’s Swap têm agora uma estação de reparação de roupa. Neles, uma equipa de formadores ajudam na recuperação ou transformação das peças de roupa.
Para ficares a par de todos os eventos organizados pela Let’s Swap e a Let’s Repair consulta a agenda de eventos da Peggada.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Na Califórnia, os produtores de vestuário e de artigos de tecido terão de assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos seus artigos,
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.