São boas notícias, mas há muito a fazer para garantir o objetivo da União Europeia: aumentar a produção de energias renováveis para, pelo menos, 42,5% até 2030.
O relatório do Estado do Clima na Europa de 2022 traz uma boa notícia: 2022 foi o ano em que, pela primeira vez, as energias renováveis geraram mais eletricidade do que o gás natural na Europa.
O documento, produzido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus, refere que as energias solar e eólica criaram 22,3% da eletricidade da União Europeia em 2022, superando assim o gás fóssil (20%) e a energia obtida através do carvão (16%).
O aumento da potência das renováveis é fruto de vários fatores, como uma radiação solar também recorde e também um incremento significativo da capacidade instalada de energia solar.
A radiação solar anual em 2022 foi a mais alta desde o início dos registos em 1983, 4,9% acima da média de 1991-2020. O relatório lembra ainda que o sul da Europa pode ter alguns dos maiores aumentos percentuais globais em temperaturas extremas acima dos 40 graus e no número de dias secos consecutivos.
A organização considera que “há muito mais a fazer” para conseguir o objetivo da União Europeia de aumentar a produção de energia renovável para, pelo menos, 42,5% até 2030, para fazer face às alterações climáticas.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui

