Cientistas desenvolvem processo para separar fibras de resíduos têxteis
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
As empresas podem contribuir com os seus indicadores e, ao mesmo tempo, descobrir como se posicionam no setor.
O projeto be@t – Bioeconomy at Textiles está a desenvolver o seu primeiro Relatório Sustentável do Setor Têxtil e do Vestuário com o objetivo de conhecer e avaliar o estado atual do setor, a sua evolução e o impacto do projeto em Portugal.
Todas as empresas portuguesas do setor são convidadas a fazer parte da mudança e a participar gratuitamente no Relatório de Sustentabilidade, de forma a angariar o maior número possível de informação e obter o real posicionamento do setor.
A participação das empresas ajudará a desenvolver uma ferramenta que lhes permitirá perceber o seu posicionamento em relação à média do setor, mas também contribuir com os seus próprios indicadores.
Segundo o projeto, os relatórios de sustentabilidade têm um papel fundamental para as organizações na comunicação do seu desempenho e impacto ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) junto dos seus stakeholders.
O be@t é um projeto de bioeconomia liderado pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) e integrado no projeto PRR – C12 de Bioeconomia na Indústria Têxtil, que procura soluções para a reconversão do setor têxtil e do vestuário, em áreas como o ecodesign, a ecoengenharia, a rastreabilidade, a transparência, o impacto e as novas métricas de sustentabilidade.
Através de um consórcio de 54 parceiros (incluindo empresas, universidades e centros tecnológicos), a iniciativa promove o desenvolvimento de novos produtos, materiais têxteis, tecnologias, equipamentos de fabrico e processamento, a capacitação dos consumidores, agentes da cadeia têxtil, marcas e outros stakeholders envolvidos e uma comunicação mais ampla à sociedade.
Os relatórios de sustentabilidade e as campanhas de promoção do índice de sustentabilidade do setor têxtil são algumas das ações delineadas para o projeto.
As empresas interessadas devem preencher o formulário até dia 23 de junho. O Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário será disponibilizado no website em português e inglês em outubro de 2023.
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Desde 8 de abril que tanto a compra como a venda de roupa em segunda mão estão isentas de taxas no eBay, no Reino Unido.
A Fashion Revolution Week arranca para dias que se enchem de talks, palestras, mercados de trocas e muitas ideias trocadas sobre a indústria da moda.
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.