Portugal é um dos países europeus que mais consome água engarrafada
A água da torneira é perfeitamente segura para consumo, mas isso não impede que cada português consuma 140 litros de água engarrafada por ano. Itália
O sistema Hydraloop não só promete facilitar o reaproveitamento da água doméstica como ainda garante uma redução de 50% na sua conta de água.
A maneira mais fácil e eficaz de reciclar água é limpá-la no local em que é usada e de forma descentralizada. É isso que oferece a Hydraloop, uma empresa holandesa que chega a Portugal através da Singular Wonders, para dar aos portugueses a possibilidade de usar a água duas vezes.
O aparelho tem mais ou menos o tamanho de um frigorífico e é conectado ao sistema de água doméstico. A água coletada é processada por um biorreator aeróbio e tratada com luz ultravioleta. Após o tratamento, a água limpa fica armazenada na máquina e pode ser utilizada a qualquer momento.
Na prática, as águas dos banhos, lavatórios, máquina de lavar roupa e condensação de água de ar-condicionado, bomba de calor e máquina de secar roupa são captadas e entram no sistema Hydraloop, que após o processo de desinfeção são reutilizadas nos autoclismos, máquina de lavar roupa, regas, piscina ou reservatório de águas pluviais ou de combate a incêndio.
Sandra Oliveira da Singular Wonders, explica à Peggada que este sistema pode ser instalado em casas já construídas, desde que tenham uma canalização descentralizada. “É mais recomendado para casos de remodelação, requalificação ou construção”, refere.
Existem duas opções no mercado: o H300, que custa 4025€, e o H600, com um preço de 6025€. Este último tem capacidade para captar mais água e tem dois tanques independentes, o que torna ideal para famílias grandes ou empresas.
“Garantimos que este sistema leva a uma poupança de 45% de de água potável. A água é sempre usada duas vezes”, resume Sandra.
Neste momento, em Portugal o sistema está já instalado numa moradia no Guincho e vai ser agora instalado num hostel da SOS Animal.
A água da torneira é perfeitamente segura para consumo, mas isso não impede que cada português consuma 140 litros de água engarrafada por ano. Itália
A Prio inaugurou um novo centro de lavagem em Lagoa, no Algarve, que reaproveita 100% da água utilizada na lavagem automóvel. Um projeto de reaproveitamento
Uma torneira aberta enquanto lavas os dentes pode gastar 12 litros de água. Isso a juntar a uma crise de seca em Portugal dá o
Este artigo aborda uma ação que promove a proteção e restauração dos ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.