IndieLisboa. Os 5 filmes que deves ver se interessas por sustentabilidade e impacto social
O cinema é uma arma e estes filmes são a prova disso. O Indie Lisboa arranca com mais de 300 filmes, e nós fizemos a
O Tage Studio escolheu Palmela para desenvolver o que promete ser o primeiro estúdio de cinema verde da Europa. O Centro Internacional do Audiovisual será recebido pelo Vale do Alecrim em Setúbal e deverá estar concluído em 2025.
É em Portugal que vai nascer o primeiro estúdio ecológico da Europa. A ideia é criar um estúdio de gravação auto sustentável e amigo do ambiente desde o seu início. David Hallyday, diretor da Tage Studio, declarou à The Hollywood Reporter que o estúdio terá painéis voltaicos para a produção de energia e um sistema de armazenamento e reutilização de águas pluviais que reduzirá o desperdício de água. Além disso, o projeto pretende assegurar o respeito e preservação da biodiversidade local.
Nos últimos anos, Portugal estado na mira de realizadores e produtores para a rodagem de filmes, graças ao tempo ameno e às paisagens atrativas. Produções icónicas como a de “A Guerra dos Tronos”, “Velocidade Furiosa” e “A Guerra das Estrelas” passaram por regiões como a Madeira, Viseu e Monsanto. A criação do Centro Internacional do Audiovisual é a continuação desta tendência.
Segundo Debbie Levin, CEO da Environmental Media Association, esta é uma grande oportunidade para publicitar Portugal como um local “mágico e inovador” para filmar.
Hallyday aponta Portugal como a ́Califórnia da Europa ́, o local com condições favoráveis para a criação de um estúdio dependente de energia solar. O estúdio, que será construído com materiais de origem local e resíduos reciclados, terá cerca 5.200 m2. Adicionalmente, o projeto conta ainda com seis palcos, entre os 2 mil e 3.600 m2, e uma área externa de 55 mil m2, com um tanque de água ao ar livre. O estúdio é então comparável aos grandes estúdios europeus como o estúdio Pinewood situado em Londres ou o estúdio Babelsberg em Berlim.
O cinema é uma arma e estes filmes são a prova disso. O Indie Lisboa arranca com mais de 300 filmes, e nós fizemos a
Nos arredores de Paris, uma escola primária é ameaçada pela iminente conclusão de um novo estabelecimento de ensino. A vontade de salvar a escola é
O festival de cinema documental de Lisboa está de volta para a sua 21.ª edição, a segunda a contar com um protocolo de sustentabilidade para
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.